Em outubro de 1974 foi anunciado que o Sporting voltaria a ter Halterofilismo após alguns anos de inatividade, onde estaria também integrado um Centro de Culturismo, sob a orientação do prof. José Luiz. Em 1975 atletas do Clube já participaram em competições oficiais.
A modalidade, no entanto, ganhou um maior ímpeto no Sporting Clube de Portugal em 1976 por iniciativa de Horácio Oliveira, que foi atleta e treinador até 1984, e treinador e seccionista depois dessa data. Durante esse período, a modalidade cresceu no Clube, com novos praticantes a aparecerem. O ponto alto da secção foi na primeira metade dos anos 1980, com um número de atletas a rondar os 20. No entanto, os títulos coletivos tardavam em aparecer.
Já nos anos 1990, e com Isidro Soares como treinador, o Sporting conquistou diversos títulos nacionais por equipas e individuais, tanto em Seniores como nos escalões de formação.
A secção entrou em declínio a partir de meados dos anos 1990, muito por causa da popularidade crescente de outras artes marciais, como o Kickboxing, Taekwondo, ou Karaté. Com um número decrescente de praticantes, a secção acabou por ser extinta no Sporting já no século XXI.
O Halterofilismo Época a Época
|
Palmarés
Nacional sénior
- 2 Campeonatos Nacionais por Equipas
- O Sporting comprovadamente não ganhou o Campeonato Nacional por equipas de 1995, e também não encontramos nenhuma notícia que mencione 1996.
Regional sénior
- 1 Campeonato Regional por Equipas
Nacional formação
- 2 Campeonatos Nacionais Juniores por Equipas
- 1 Campeonato Nacional Juvenis por Equipas
Regional formação
- 3 Campeonatos Regionais Juniores por Equipas
- 1992/93, 1993/94, 1994/95
- 2 Campeonatos Regionais Juvenis por Equipas
O palmarés completo, incluindo títulos por equipas de categorias inferiores e regionais, e ainda títulos individuais nacionais, regionais, de categorias inferiores e de formação, está na página Palmarés do Halterofilismo.
To-mane 19:44, 17 Julho 2008 (WEST)
Links