O Taekwondo tinha sido introduzido em Portugal pela Sporting Clube de Portugal em 1974. Os primeiros Campeonatos Nacionais tinham sido organizados em 1977, mas apenas foram disputados títulos individuais. Foi na época 1981/82 que se atribuiu pela primeira vez o título por equipas, ao se estabelecer uma classificação coletiva baseada nos resultados individuais.
O Sporting era a maior escola da modalidade do país, com mais de 500 alunos, dos quais se destacavam uma série de atletas de competição. As finais dos V Campeonatos Nacionais individuais de Taekwondo realizaram-se a 8 de maio de 1982 no Pavilhão de Alvalade, com cerca de 80 concorrentes e muito público a assistir.
Em Combate, todas as categorias foram vencidas por atletas leoninos: Paulo Reis em 60 kg, Pedro Pereira em 64 kg, Luís Tafoi em 68 kg, Nélson Costa em 73 kg, e Paulo Amorim em +73 kg. Lutaram ainda pelo Sporting Fernando Ribeiro, Vítor Rodrigues, Raúl Girão, Jorge Costal, e Albino Bártolo. Em Hyongs, que correspondem a movimentos de defesa e ataque sem contacto físico, o Sporting conquistou três das cinco provas em disputa: Fernando Ribeiro venceu o 1º Kup, Jorge Costal o 2º Kup, Paulo Amorim ficou em 2º no 4º Kup, Vera Lopes venceu o 6º Kup com Lina Maria em 2º, e Conceição Pilar ficou em 2º no 8º Kup.
Assim, foi com inteiro mérito que o Sporting se sagrou o primeiro campeão nacional por equipas, à frente do Sacavém e do Seixal e Pupilos do Exército em 3º ex-áqueo. O capitão da equipa Nélson Costa recebeu o monumental troféu das mãos do Embaixador da Coreia.
O Sporting venceu com alguma facilidade ambos os encontros, sagrando-se campeão nacional de Lutas Amadoras pela décima vez.