Um título de Box inesperado
[[Imagem:Albano-Martins-1923.jpg|thumb|right|[[Albano Martins].]]
O Boxe não era uma modalidade praticada habitualmente no Sporting Clube de Portugal. Mesmo assim, o Clube estava inscrito na Federação Portuguesa de Box, como a modalidade era então denominada. Dois sócios, Rafael Barradas e Albano Martins, mostraram interesse em representar o Sporting nos Campeonatos Regionais do Sul para amadores. Ambos eram atletas. Rafael Barradas tinha sido campeão no lançamento do dardo nos Campeonatos Regionais do Sul de Desportos Atléticos em 1922, e Albano Martins era uma das grandes figuras do Atletismo leonino em velocidade prolongada, meio-fundo e crosse, o que lhe dava uma resistência física excecional.
Barradas desistiu do intento e faltou aos combates que estavam marcados, mas Martins conseguiu três vitórias em três combates no Campeonato Regional do Sul, o qual decorreu em abril, terminando no dia 17. Dispunha ainda de uma técnica incipiente, mas com o seu poderio físico acabou por se impor a pugilistas mais experientes, os quais, extenuados, acabaram derrotados pela constante movimentação imposta por Albano Martins. Sagrou-se assim campeão regional do Sul em Meios-médios.
Com este resultado, Albano Martins ficou apurado para representar a região do Sul no Campeonato Nacional de amadores, mas entretanto tornou-se profissional. Acabava assim a curta história do Boxe no Sporting, que seria retomada quase 40 anos depois.
Figuras
Plantel
Troféus conquistados
Regional individual
- Campeonato Regional do Sul
Links
- Regressar à página principal do Boxe