O Campeonato Nacional de Juniores de 1946 teve a presença 16 clubes, com as principais Associações a terem direito a dois representantes cada.
O Sporting começou por eliminar o Portalegrense, num jogo disputado no Entroncamento, onde os Leões derrotaram o seu adversário por 3-1.
Seguiu-se o Caldas que tinha eliminado o Lusitano de Évora. O jogo disputou-se em Torres Novas e terminou com uma goleada de 9-0.
Nas meias finais coube ao Sporting defrontar o Benfica. O jogo era encarado como uma final antecipada e um tira teimas, pois as equipas já se tinham defrontado três vezes no Campeonato de Lisboa, com dois empates e uma vitória para o Benfica.
O encontro disputou-se no Estádio da Tapadinha e teve uma assistência recorde para jogos deste escalão. O Sporting entrou a matar, marcando logo aos 2 minutos e chegou ao intervalo a ganhar por 4-0. Na 2ª parte os Leões continuaram a dominar e chegaram aos 6-0, tendo o Benfica marcado o seu ponto de honra já à beira do fim do jogo.
Na final que também se disputou no Estádio da Tapadinha em Lisboa, o Sporting defrontou o Sporting de Espinho, que tinha eliminado o Conimbricense, a Académica e o Leixões.
Os jovens Leões voltaram a mostrar toda a sua qualidade e venceram de forma categórica por 3-0, conquistando assim pela segunda vez na rica história do Sporting Clube de Portugal, o título de Campeão Nacional Junior de Futebol.
O primeiro golo surgiu aos 19 minutos por intermédio de Octávio Baptista, que aproveitou da melhor forma um excelente passe de Sérgio Soares. Os espinhenses reagiram bem, mas em cima do intervalo surgiu o 2-0, na sequência de um penalti convertido por Carlos Dinis.
Na 2ª parte o Sp. de Espinho arriscou tudo e o jogo tornou-se mais aberto, mas os avançados leoninos revelaram-se muito perdulários e só a 5 minutos do fim é que surgiu o 3-0 final, com um golo de Belarmino Pereira.
Ainda houve tempo para um remate aos poste da baliza de José Marques, mas o resultado estava feito e não oferecia discussão.
To-mane 12h11min de 17 de Janeiro de 2016 (WET)