Skip to main content
Época anterior:
Ciclismo 1933
Época seguinte:
Ciclismo 1935

Domínio total nos Campeonatos Nacionais

Nicolau e Trindade depois do Porto-Lisboa

Depois de uma grande temporada o Sporting partiu para a nova época com a ambição de repetir os êxitos de 1933 e, em Março Alfredo Trindade foi premiado pelo clube com uma deslocação a França, onde no entanto não teve sorte, apanhando condições climatéricas muito adversas, às quais não se adaptou.

Em Portugal a época começou como habitualmente com os 50Km clássicos da UVP, onde o principiante Joaquim de Sousa surpreendeu toda a gente com uma inesperada vitória, numa prova onde José Marquês foi 7º classificado e Prudêncio Carneiro 8º. Seguiram-se os 100Km com nova vitória leonina, desta vez protagonizada por Alfredo Trindade, logo seguido por José Marquês que ficou em 2º lugar.

Nas provas particulares Alfredo Trindade ganhou o Porto-Viana-Porto e as 8 Voltas ao Cartaxo e foi 2º classificado no Moreira-Leiria-Moreira; Ezequiel Lino ficou no 2º lugar nas 8 Voltas ao Cartaxo e foi 3º classificado no Moreira-Leiria-Moreira, uma prova onde Prudêncio Carneiro ficou no 4º lugar, classificação que repetiu nas 12 Voltas à Gafa, onde Joaquim de Sousa ficou na 3ª posição.

Já em Julho disputaram-se os Campeonatos Regionais. Na prova de Fundo Alfredo Trindade foi 2º classificado e Joaquim de Sousa ficou no 4º lugar, enquanto na Velocidade os ciclistas leoninos continuaram a dominar, ocupando os três primeiros lugares da classificação final, com mais uma vitória de Rodrigo Garrido, logo seguido de Francisco Assunção Silva e de João de Sousa.

No início de Agosto disputou-se o XII Porto-Lisboa, uma competição que ficou mais uma vez marcada pelo duelo entre José Maria Nicolau e Alfredo Trindade, que entraram juntos no Estádio do Lumiar, onde o benfiquista acabou por ganhar por uma roda.

A V Volta a Portugal arrancou no dia 19 de Agosto, com todo o País em suspense ao redor de mais Benfica-Sporting das estradas, a disputar entre Nicolau e Trindade. No entanto a emoção só durou três dias, pois a 3ª etapa foi fatal para as aspirações de Alfredo Trindade, que foi parar ao hospital depois de ser derrubado por um motociclista que se atravessou à sua frente, numa altura em que tentava recuperar de uma primeira queda, que o tinha feito perder cerca de 10 minutos.

Na ausência de Alfredo Trindade, Ezequiel Lino assumiu a liderança da equipa do Sporting e foi o grande vencedor da etapa da Serra da Estrela, ganhando mais de 8 minutos a Nicolau e subindo ao 2º lugar da classificação geral, no qual viria a concluir a competição, que assim não teve grande brilho para o Sporting.

Já em Setembro, José Marquês ganhou as 8 Voltas ao Forte Monte Agraço, onde Prudêncio Carneiro ficou em 5º lugar, ele que na Figueira da Foz foi 3º classificado na VI Volta dos Campeões; Alfredo Trindade ganhou as 5 Voltas a Mafra e foi 5º classificado na I Volta dos Ases em Santarém; Nas 20 Voltas às Gaeiras, Joaquim de Sousa foi 3º classificado, António Contente 4º e Fernando Almeida 5º, enquanto Ezequiel Lino ganhou o I Lisboa-Porto.

A época terminou como de costume com a realização dos Campeonatos Nacionais. Na prova de Fundo Alfredo Trindade conseguiu finalmente conquistar um título que já perseguia há alguns anos, enquanto Joaquim de Sousa confirmava a excelente época que tinha realizado, terminando no 2º lugar. Na Velocidade inverteram-se as classificações habituais e, desta vez quem ganhou foi Francisco Assunção Silva, com Rodrigo Garrido a terminar na 2ª posição.

To-mane 18h52min de 8 de Dezembro de 2014 (WET)

Secção do Ciclismo

Nome Cargo Observações
Alfredo de Sousa

Vitórias do Clube

Competição Escalão Prova Observações
Taça Álvaro Cruz Principiantes Estrada
20 Voltas às Gaeiras Independentes Estrada
100Km Golegã Independentes Estrada
Moreira-Leiria-Moreira Independentes Estrada
5 Voltas a Mafra Independentes Estrada
24 horas Porto Independentes Pista

Campeões Nacionais

Ciclista Prova Marca Observações
Alfredo Trindade Fundo 3,04,0h
Francisco Assunção Silva Velocidade (1000m)

XII Clássica Porto-Lisboa

Classificação Ciclista Marca Observações
Alfredo Trindade
11º José Marquês
13º António Contente
Ezequiel Lino
Lucas Venâncio
Evaristo Leitão Desistiu

V Volta a Portugal

Classificação Geral Individual

Classificação Ciclista Tempo Observações
Ezequiel Lino 66,49,34h
10º José Marquês 68,03,02h
13º António Contente 68,41,18h
20º Prudêncio Carneiro 70,27,07h
22º Fernando Almeida 70,29,51h
Evaristo Leitão Desistiu na 9ª etapa
Alfredo Trindade Desistiu na 3ª etapa

Classificação por equipas

Posição Clube Tempo
Benfica 133,29,09h
Carcavelos 134,21,53h
SPORTING 134,52,36h
SPORTING B 139,11,09h

Vitórias em etapas

Ciclista Etapa Distância Tempo
Ezequiel Lino 6ª Covilhã-Viseu 127,4Km 4,33,35h

Outras Vitórias

Ciclista Prova Marca Observações
Joaquim de Sousa 50 Km Clássicos da UVP 1,35,45h
Alfredo Trindade 100 Km Clássicos da UVP 3,01,06h
Alfredo Trindade 100 Km da Golegã
Alfredo Trindade Porto-Viana-Porto 4,34,0h
Alfredo Trindade 8 Voltas ao Cartaxo
Rodrigo Garrido Campeonato Distrital Velocidade
José Marquês 8 Voltas ao Forte Monte Agraço
Alfredo Trindade 5 Voltas a Mafra
Ezequiel Lino I Lisboa-Porto 12,16,0h

Provas Internacionais

Ciclista Competição Classificação Marca
Alfredo Trindade Paris-Evreux 25º lugar
Alfredo Trindade Paris-Le Havre Desistiu

Links

  • Regressar à página principal do Ciclismo