Em 1933 o Sporting avançou definitivamente para a construção de uma grande equipa de Ciclismo, de forma a poder lutar pelas vitórias em todas as competições, começando logo por assegurar o regresso de Alfredo Trindade que tinha conseguido ganhar de uma forma sensacional a última Volta a Portugal, que era o grande objectivo da temporada.
Os duelos entre Nicolau e Trindade que tinham animado Portugal nas últimas duas Voltas, transformaram-se agora num Benfica-Sporting das estradas, criando uma expectativa acrescida para o desempate entre os dois grandes Campeões, que tinham vencido as edições de 1931 e 1932.
A IV Volta a Portugal realizou-se entre 20 de Agosto e 10 de Setembro, dividida em 18 etapas, mas a emoção só durou dois dias, pois na 2ª etapa Alfredo Trindade chegou à meta com mais de 11 minutos de vantagem sobre o seu companheiro Ezequiel Lino que ficou em 2º lugar, arrebatando a Camisola Amarela a César Luiz, para não mais a despir, enquanto José Maria Nicolau que se tinha atrasado muito, desistiu com dores de rins.
O domínio do Sporting e de Alfredo Trindade nesta Volta foi esmagador, com o grande Campeão leonino a vencer 8 etapas, chegando ao fim com mais de 43 minutos de avanço sobre o 2º classificado, o seu colega de equipa Ezequiel Lino, que também ganhou 2 tiradas. Colectivamente o Sporting venceu sem dificuldades, terminando com uma vantagem de mais de 2 horas sobre o Benfica.
José Marquês fechou a equipa, terminando a prova no 8º lugar da classificação geral.
To-mane 21h59min de 20 de Setembro de 2015 (WEST)