Em Março de 1940 Direcção do Sporting anunciou a decisão de associar aos festejos do 34º aniversário do Clube, a realização do I Congresso Leonino, com o objectivo de fomentar a aproximação das suas Filiais e Delegações, referindo-se ainda à necessidade de uniformizar a regulamentação pelas quais se orientavam essas extensões do Clube, espalhadas por todo o território nacional e regiões ultramarinas.
Neste Congresso presidido pelo Dr. Ribeiro Ferreira, que decorreu nos dias 24, 25 e 26 de Maio na Sede do Clube, foram discutidas três teses:
- A colaboração dos organismos sportingistas na organização nacional da ginástica e do desporto educativo, por Salazar Carreira
- Da cooperação da família leonina, sua regulamentação estatutária, por Góis Mota
- Dificuldades criadas à prática dos desportos na província, por João Oliveira Secretário Geral do Sporting Clube da Covilhã.
Uma quarta tese que estaria a cargo de Maia de Loureiro, não chegou a ser apresentada, devido a imponderáveis que impediram o seu autor de a concluir a tempo dos trabalhos.
Paralelamente ao Congresso decorreu nos salões do Maxim's, uma exposição versando a actividade leonina, onde estiveram em destaque os inúmeros troféu conquistados pelo Sporting e pelos seus atletas e os estandartes e galhardetes das muitas Filiais leoninas.
Estas festividades foram abrilhantadas por actuações das classes de Ginástica, Ping Pong e Patinagem do Sporting, no Palácio da Exposições do Parque Eduardo VII, sendo a cerimónia de encerramento antecedida por um Festival no Estádio do Lumiar, com uma parada atlética e provas de Atletismo e Ciclismo, onde marcou presença o Presidente da Republica Oscar Carmona, que condecorou o estandarte do Sporting Clube de Portugal com a Comenda de Cristo.
To-mane 16h55min de 8 de Setembro de 2015 (WEST)