Em 03 de Outubro de 2014, nascimento de mais uma modalidade no ecletismo do Sporting Clube de Portugal.
Apesar de no panorama das modalidades leoninas já terem figurado duas ligadas ao sector equestre, como são os casos do pentatlo moderno e do horseball, e de no hipismo, o Sporting já ter tido uma equipa de saltos em 2002 com Bernardo Mathias, Filipe Corte-Real e Salvador Oliveira Martins, faltava aos Leões inscreverem o seu nome na Dressage.
A responsabilidade de tal desiderato, coube a Gonçalo Carvalho então 23.º melhor cavaleiro do Mundo e Bicampeão Nacional.
Gonçalo Carvalho, entra no Sporting a preparar o período de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016 com a égua Batuta, depois de ter participado nas Olimpíadas de Londres, em 2012, com o cavalo Rubi.
Gonçalo Carvalho e Batuta
Gonçalo Carvalho e Rubi foram décimo-sextos nos Jogos Olímpicos de Londres, entre cinquenta concorrentes na dressage individual e realizaram na capital britânica um feito histórico, pois pela primeira vez um cavaleiro português e um cavalo Puro Sangue Lusitano estiveram numa final olímpica de Ensino.
A estreia de Gonçalo Carvalho como atleta do Sporting foi tremendamente auspiciosa, pois o cavaleiro leonino e a sua égua Batuta, que se estreou em competição, venceram duas importantes provas na Alemanha, o Grande Prémio e o Grande Prémio Especial CDI4* de Munique, a 07 e 09 de Novembro de 2014 respectivamente.
A 12 de Março de 2015 Gonçalo Carvalho e a égua Batuta conquistaram a medalha de prata na Dressage CDI3* de Vidauban, em França, com a pontuação de 71.780%, a 0,580% do vencedor da prova, Patrick Kittel da Suécia.
No dia seguinte, 13 de Março, também em Vidauban Gonçalo Carvalho e a Batuta conseguiram a melhor classificação de sempre, até então, de um cavalo lusitano num CDI5*, ao conquistarem a medalha de prata com um registo de 73.140% a 2.980% dos primeiros Patrick Kittel e Deja.
Links