Rui Silva, a nova estrela
Rui Silva e Carlos Calado e as Medalhas conquistadas no Europeu de Pista Coberta
A nova temporada começou com o Sporting com a sua posição de líder incontestado do Atletismo português já consolidada, e agora o objectivo era voltar a colocar a equipa masculina no Grupo A da Taça dos Campeões Europeus e estabilizar a equipa feminina nesse mesmo patamar.
Nesse sentido foram assegurados os concursos das jovens Naíde Gomes e Sandra Teixeira e da nigeriana Patience Itanyi, enquanto a equipa masculina era reforçada com Filipe Ventura e com os regressos de Carlos Castelbranco e Carlos Monteiro. No que diz respeito a saídas, Manuela Machado optou por regressar ao Braga, enquanto Luís Jesus e Carlos Patrício também resolveram mudar de ares.
A época começou com as provas de Estrada e de Corta Mato, onde o Sporting reduzira o seu peso para apostar mais nas competições de Pista, mas mesmo assim foi possível derrotar o Maratona no Crosse de Matos Velhos e ganhar o Grande Prémio do Natal, enquanto em termos individuais o jovem Rui Silva venceu o Corta Mato dos Dez e Domingos Castro triunfou no Crosse Internacional do Calçado, em Fuensalida na Espanha.
Ainda em 1997, Domingos Castro, Alberto Maravilha, José Regalo e Vítor Almeida, integraram a Selecção Nacional que mais uma vez foi Campeã da Europa de Corta Mato. Depois já em Março no Mundial que se disputou em Marrocos, Domingos Castro voltou a ser o melhor atleta europeu, obtendo um excelente 9º lugar.
Nas provas internas, Domingos Castro sagrou-se Campeão Nacional de Corta Mato pela 4ª vez, naquele que era o 50º titulo obtido por atletas do Sporting nesta competição. Mas por equipas a vitória foi para o Maratona, o mesmo acontecendo no Campeonato Regional onde o Sporting não se apresentou na sua máxima força, e na Taça dos Campeões Europeus que se realizou em simultâneo com o Crosse das Amendoeiras, onde a desistência de Carlos Monteiro e uma prestação menos conseguida de Vítor Almeida, impediram o Sporting de recuperar este título, numa prova ganha pelo marroquino Mohammed Mourhit.
Na Pista Coberta esta foi mais uma grande época para o Sporting, que renovou os seus dois títulos de Campeão Nacional. No sector masculino a vitória cifrou-se numa vantagem de 10 pontos sobre o Benfica, com 7 triunfos nas 13 provas em disputa, que foram protagonizados por Carlos Calado nos 60m e no Triplo Salto, neste caso com um novo Recorde Nacional, Silvester Omadiale nos 200m, Rui Palma nos 60m barreiras, Paulo Castelbranco no Salto em Comprimento, Jonas Mattes no Salto em Altura e pela equipa da estafeta dos 4x400m.
No sector feminino a vantagem foi de 23 pontos sobre o FC Porto, com 6 triunfos nas 13 provas em disputa, que foram protagonizados por Lucrécia Jardim nos 60 e 200m, Teresa Machado no Lançamento do Peso, Cristina Morujão no Triplo Salto, Naíde Gomes no Salto em Altura e pela equipa da estafeta dos 4x400m, que estabeleceu um novo Recorde Nacional da especialidade.
Nos Campeonatos de Portugal os atletas leoninos conquistaram 7 títulos, que só não foram mais devido à ausência de Lucrécia Jardim e ás falsas partidas de Carlos Calado nos 60m, uma infelicidade que este atleta viria a compensar no Salto em Comprimento, realizando um grande concurso, onde conseguiu vários ensaios acima dos 8 metros, confirmando assim já estar ao nível dos melhores do mundo nesta especialidade.
Em destaque estiveram também Teresa Machado que no Lançamento do Peso conseguiu o seu 12º titulo em 12 edições desta competição, e os jovens Rui Silva que obteve a segunda melhor marca nacional de sempre nos 1500m, percorrendo a distância em 3,38,85m, e Rui Palma que conseguiu destronar o consagrado João Lima nos 60m barreiras.
A nível internacional esta foi uma época brilhante para o Atletismo português em pista coberta, e particularmente para o Sporting, que começou por ganhar a Taça Ibérica derrotando em Valência as equipas espanholas do Lários e do Chapin Jerez, num torneio onde Carlos Calado foi a grande figura, ao bater o Recorde Nacional do Salto em Comprimento, ele que mais tarde no Meeting de Madrid, melhoraria essa marca saltando a 8,11m, mais um resultado de nível internacional.
Seguiu-se um Portugal-Espanha que se disputou em Espinho, onde Carlos Calado e Lucrécia Jardim bateram os recordes Nacionais dos 60m, e Teresa Machado fez o mesmo no Lançamento do Peso.
O ponto alto da época estava reservado para os Campeonatos da Europa que se realizaram em Valência, onde Rui Silva conquistou sensacionalmente a Medalha de Ouro nos 1500m, enquanto Carlos Calado conseguia a Medalha de Prata no Salto em Comprimento e Lucrécia Jardim melhorava o Recorde Nacional dos 200m em 14 centésimos de segundo, ela que poucos dias antes já tinha retirado 7 centésimos a esse mesmo Recorde.
Tal como na temporada anterior a superioridade do Sporting na Pista foi esmagadora, com o Clube a ganhar praticamente tudo o que havia para ganhar, para além de ter atingido os objectivos traçados na Taça dos Campeões Europeus.
Em Telavive a equipa masculina assegurou a subida à 1ª Liga da Taça dos Campeões Europeus, terminando a competição da 2ª Liga em 2º lugar, atrás do Partizan Belgrado. Os atletas leoninos conseguiram 5 segundos lugares e outras tantas vitórias, com destaque para Francis Obikwelu que ganhou os 100 e 200m, para além de ter integrado a equipa que venceu a estafeta dos 4x100m, que também teve a participação de Carlos Calado, que foi o vencedor do Salto em Comprimento, cabendo a outra vitória leonina a Rui Silva, nos 1500m.
Em Vilamoura a equipa feminina assegurou a manutenção na 1ª Liga da Taça dos Campeões Europeus, terminando a competição num excelente 5º lugar, que até poderia ter sido melhor se Teresa Machado não tivesse actuado debilitada devido a um acidente doméstico e se Patience Itanyi tivesse repetido as marcas que tinha feito recentemente. Mesmo assim o pódio ficou à distância de apenas 3 pontos, com Valentina Fedjuschina a conseguir a única vitória leonina, ao ganhar o concurso do Lançamento do Peso.
Nos Campeonatos Nacionais o Sporting renovou tranquilamente os títulos conquistados na época anterior. No sector masculino a diferença cifrou-se numa vantagem de 20 pontos sobre o Benfica, com 16 triunfos nas 21 provas em disputa, apesar da ausência de Carlos Calado. As vitórias leoninas foram protagonizadas por Francis Obikwelu nos 100 e 200m, Rui Silva nos 800 e 1500m, Silvester Omadiale nos 400m, Luís Feiteira nos 3000m, Domingos Castro nos 5000m, Vítor Almeida nos 3000m obstáculos, Rui Palma nos 110m barreiras, Paulo Castelbranco no Salto em Comprimento, Jonas Mattes no Salto em Altura, João André no Salto com Vara, João Reis no Lançamento do Dardo, António Peixoto no Lançamento do Martelo, e pelas equipas das estafetas dos 4x100m e dos 4x400m.
No sector feminino a vantagem foi de 44 pontos sobre o Boavista, com 11 triunfos nas 20 provas em disputa, apesar da ausência de Lucrécia Jardim. As vitórias leoninas foram protagonizados por Cristina Regalo nos 100m, Susana Cabral nos 800m, Ana Dias nos 5000m, Sónia Fernandes nos 400m barreiras, Patience Itanyi no Salto em Comprimento Teresa Machado nos Lançamentos do Peso e do Disco, Cristina Morujão no Triplo Salto, Naíde Gomes no Salto em Altura e pelas equipas das estafetas dos 4x10m e dos 4x400m.
Nos Campeonatos de Portugal os atletas leoninos conquistaram 12 títulos, para além de 10 Medalhas de Prata e outras tantas de Bronze, com Teresa Machado em destaque ao ganhar o Lançamento do Peso pela 10ª vez e o do Disco pela 9ª, somando assim 19 títulos, numa competição que ficou marcada pela afirmação de alguns jovens como Rui Palma, Filipe Ventura, Sandra Teixeira e Sónia Carvalho. Isto sem esquecer o veterano Fernando Esteves Costa, que voltou a ser Campeão de Portugal no Salto em Altura, totalizando assim 9 títulos nesta especialidade, superando os 8 Campeonatos de Portugal que Pascoal de Almeida tinha ganho no inicio do século XX.
Depois de se ter sagrado sensacionalmente Campeão Europeu dos 1500m em pista coberta, Rui Silva confirmou-se como um dos melhores atletas do mundo nesta distância, vencendo os 1500m da Taça da Europa e do Meeting de Santo António, onde ficou apenas a 15 centésimos de segundo do Recorde Nacional que pertencia a Mário Silva desde 1991.
Assim Rui Silva chegou aos Campeonatos da Europa com uma das melhores marcas do ano e apesar da sua inexperiência que lhe dificultou o apuramento para a Final, aprendeu depressa e na corrida decisiva conquistou a Medalha de Prata, sendo batido apenas pelo espanhol Reyes Estévez.
Depois de mais este sensacional resultado, Rui Silva passou a ser convidado para os principais meetings europeus e foi com naturalidade que ainda nesta época bateu por duas vezes o Recorde Nacional dos 1500m, tendo também melhorado o seu recorde pessoal dos 800m.
Para fechar com chave de Ouro esta grande temporada, Rui Silva foi escolhido para representar a Selecção da Europa na Taça do Mundo, que se realizou em Johannesburg na África do Sul, onde foi 2º classificado atrás do queniano Laban Rotich.
Teresa Machado, Campeã Ibero-Americana
Teresa Machado foi outra das grandes figuras da temporada, onde para além de ter melhorado o seu Recorde Nacional do Lançamento do Disco, conseguiu um honroso 9º lugar no Europeu de Budapeste, onde estiveram presentes 8 atletas do Sporting, enquanto nos Campeonatos Ibero Americanos que se realizaram em Lisboa, conquistou a Medalha de Ouro no Lançamento do Disco e a de Bronze no Lançamento do Peso.
Ainda nesses Campeonatos Ibero Americanos, há a destacar as prestações de Luís Feiteira que também ganhou o Ouro nos 1500m e de Lucrécia Jardim, que conquistou a Medalha de Ouro nos 200m e as de Prata nos 100m e nos 4x100m, neste caso com um novo Recorde Nacional estabelecido por uma equipa que também integrava Natália Moura, isto para além da Medalha de Prata conquistada por Vítor Almeida nos 3000m obstáculos, e das Medalhas de Bronze ganhas por Alberto Maravilha nos 10000m e por Rui Costa na estafeta dos 4x400m.
Faltou apenas a esperada medalha de Carlos Calado, que se ressentiu da lesão que o apoquenta e que o viria a afastar dos Europeus de Budapeste, mas mesmo assim e apesar de só ter feito três saltos, ficou à beira do Bronze.
Uma nota ainda para a nigeriana Patience Itanyi que foi Campeã de África no Heptatlo, e para mais 6 Medalhas conquistadas por antigos atletas do Sporting, no Campeonato da Europa de Veteranos.
To-mane 16h05min de 4 de Maio de 2013 (WEST)
Vitórias do Clube
Competição
|
Escalão
|
Especialidade
|
Observações
|
Campeonato Nacional |
Juniores Masculinos |
Corta Mato |
CO
|
Crosse de Matos Velhos |
Seniores Masculinos |
Corta Mato |
CP
|
Campeonato Nacional |
Seniores Masculinos |
Pista Coberta |
CO
|
Campeonato Nacional |
Seniores Femininos |
Pista Coberta |
CO
|
Campeonato Nacional |
Juniores Masculinos |
Pista Coberta |
CO
|
Taça Ibérica |
Seniores |
Pista Coberta |
CP
|
Campeonato Nacional |
Seniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Nacional |
Seniores Femininos |
Pista |
CO
|
Taça de Portugal |
Seniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Taça de Portugal |
Seniores Femininos |
Pista |
CO
|
Campeonato Nacional |
Juniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Nacional |
Juniores Femininos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Seniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Seniores Femininos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional de Inverno |
Seniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional de Inverno |
Seniores Femininos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Juniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Juniores Femininos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Juvenis Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Juvenis Femininos |
Pista |
CO
|
Taça Fernando Amado |
Seniores Masculinos |
Pista |
CNO
|
Taça Fernando Amado |
Seniores Femininos |
Pista |
CNO
|
Grande Prémio do Natal |
Seniores Masculinos |
Estrada |
CNO
|
São Silvestre dos Olivais |
Seniores Masculinos |
Estrada |
CP
|
Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato
Classificação por equipas
Posição
|
Clube
|
País
|
Pontos
|
1º |
Maratona |
Portugal |
22
|
2º |
SPORTING |
Portugal |
37
|
3º |
Diadora SS Viladecans |
Espanha |
59
|
Classificação individual
Taça dos Campeões Europeus de Atletismo - Masculinos (Grupo B)
Classificação por equipas
Posição
|
Clube
|
País
|
Pontos
|
1º |
Partizan Belgrado |
Jugoslávia |
128
|
2º |
SPORTING |
Portugal |
116
|
3º |
Lac Quelle Furth |
Alemanha |
103
|
Classificações individuais
Prova
|
Atleta
|
Classificação
|
Marca
|
100m |
Francis Obikwelu |
1º |
10,03s
|
200m |
Francis Obikwelu |
1º |
20,51s
|
400m |
Rui Costa |
4º |
47,89s
|
800m |
Nuno Lopes |
2º |
1,49,11m
|
1500m |
Rui Silva |
1º |
3,45,00m
|
5000m |
Domingos Castro |
2º |
13,46,24m
|
110m barreiras |
Rui Palma |
6º |
14,52s
|
400m barreiras |
Mário Reis |
2º |
50,58s
|
3000m obstáculos |
Vítor Almeida |
2º |
8,47,45m
|
Salto em Altura |
Jonas Mattes |
5º |
2,10m
|
Salto em Comprimento |
Carlos Calado |
1º |
7,93m
|
Salto com Vara |
João André |
7º |
4,40m
|
Triplo Salto |
Carlos Calado |
4º |
15,78m
|
Lançamento do Peso |
Luís Herédio Costa |
6º |
16,92m
|
Lançamento do Disco |
Vladimir Zinchenko |
2º |
60,33m
|
Lançamento do Martelo |
António Peixoto |
5º |
60,43m
|
Lançamento do Dardo |
João Reis |
5º |
65,81m
|
4x100m |
Renato Moura |
1º |
39,79s
|
4x100m |
Francis Obikwelu |
|
|
4x100m |
Carlos Calado |
|
|
4x100m |
Paulo Neves |
|
|
4x400m |
Mário Reis |
5º |
3,14,63m
|
4x400m |
Rui Costa |
|
|
4x400m |
Nuno Lopes |
|
|
4x400m |
Pedro Antunes |
|
|
Taça dos Campeões Europeus de Atletismo - Femininos
Classificação por equipas
Posição
|
Clube
|
País
|
Pontos
|
1º |
Luch Moscovo |
Rússia |
101
|
2º |
SS SNAM S D Milanese |
Itália |
87
|
3º |
PSK Olympia Prague |
Checoslováquia |
61
|
4º |
Valência |
Espanha |
58
|
5º |
SPORTING |
Portugal |
58
|
Classificações individuais
Prova
|
Atleta
|
Classificação
|
Marca
|
100m |
Lucrécia Jardim |
4º |
11,77s
|
200m |
Lucrécia Jardim |
3º |
23,84s
|
400m |
Natália Moura |
5º |
55,42s
|
800m |
Susana Cabral |
4º |
2,09,82m
|
1500m |
Teresa Marinho |
3º |
4,26,24m
|
5000m |
Ana Dias |
2º |
16,22,31m
|
100m barreiras |
Patience Itanyi |
3º |
13,73s
|
400m barreiras |
Sónia Fernandes |
5º |
1,02,06m
|
Salto em Altura |
Sónia Carvalho |
5º |
1,70m
|
Salto em Comprimento |
Patience Itanyi |
3º |
6,26m
|
Triplo Salto |
Cristina Morujão |
4º |
12,73m
|
Lançamento do Peso |
Valentina Fedjuschina |
1º |
18,14m
|
Lançamento do Disco |
Teresa Machado |
3º |
57,36m
|
Lançamento do Dardo |
Sílvia Cruz |
5º |
43,23m
|
Lançamento do Martelo |
Sónia Alves |
4º |
52,36m
|
4x100m |
Cristina Regalo |
4º |
45,74s
|
4x100m |
Natália Moura |
|
|
4x100m |
Patience Itanyi |
|
|
4x100m |
Lucrécia Jardim |
|
|
4x400m |
Cristina Regalo |
5º |
3,46,40m
|
4x400m |
Natália Moura |
|
|
4x400m |
Susana Cabral |
|
|
4x400m |
Sandra Teixeira |
|
|
Atletas Campeões Nacionais
Atleta
|
Prova
|
Marca
|
Observações
|
Domingos Castro |
Corta Mato |
|
|
Luís Feiteira |
1500m |
3,46,91m |
|
Rui Palma |
110m barreiras |
13,95s |
|
Vítor Almeida |
3000m obstáculos |
8,33,62m |
|
Fernando Esteves Costa |
Salto em Altura |
2,07m |
|
Carlos Castelbranco |
Salto em Comprimento |
7,85m |
|
Filipe Ventura |
Lançamento do Dardo |
69,36m |
|
Lucrécia Jardim |
100m |
11,25s |
RCP
|
Natália Moura |
200m |
24,26s |
|
Sandra Teixeira |
800m |
2,05,13m |
|
Sónia Carvalho |
Salto em Altura |
1,74m |
|
Teresa Machado |
Lançamento do Peso |
16,50m |
|
Teresa Machado |
Lançamento do Disco |
61,71m |
RCP
|
Rui Silva |
1500m (PC) |
3,38,85m |
RCP
|
Rui Palma |
60m barreiras (PC) |
8,11s |
|
Jonas Mattes |
Salto em Altura (PC) |
2,10m |
RCP
|
Carlos Calado |
Salto em Comprimento (PC) |
8,07m |
RCP
|
Susana Cabral |
800m (PC) |
2,06,49m |
|
Cristina Morujão |
Triplo Salto (PC) |
12,13m |
|
Teresa Machado |
Lançamento do Peso (PC) |
16,66m |
|
- Legenda
- RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional
Recordes Nacionais
Atleta
|
Prova
|
Marca
|
Competição
|
Data
|
Carlos Calado |
Salto em Comprimento (PC) |
7,97m |
Taça Ibérica |
17-01-1998
|
Carlos Calado |
Triplo Salto (PC) |
16,94m |
Campeonato Nacional |
31-01-1998
|
Cristina Regalo |
4x400m (PC) |
3,47,0m |
Campeonato Nacional |
01-02-1998
|
Susana Cabral |
4x400m (PC) |
3,47,0m |
Campeonato Nacional |
01-02-1998
|
Sandra Teixeira |
4x400m (PC) |
3,47,0m |
Campeonato Nacional |
01-02-1998
|
Natália Moura |
4x400m (PC) |
3,47,0m |
Campeonato Nacional |
01-02-1998
|
Carlos Calado |
Salto em Comprimento (PC) |
8,11m |
Meeting de Madrid |
03-02-1998
|
Carlos Calado |
60m (PC) |
6,61s |
Portugal-Espanha |
07-02-1998
|
Lucrécia Jardim |
60m (PC) |
7,25s |
Portugal-Espanha |
07-02-1998
|
Teresa Machado |
Lançamento do Peso (PC) |
17,26m |
Portugal-Espanha |
07-02-1998
|
Lucrécia Jardim |
200m (PC) |
23,35s |
Torneio das 6 Nações |
18-02-1998
|
Lucrécia Jardim |
200m (PC) |
23,21s |
Campeonato da Europa |
28-02-1998
|
Teresa Machado |
Lançamento do Disco |
65,40m |
|
03-05-1998
|
Natália Moura |
4x100m |
44,75s |
Campeonato Ibero Americano |
19-07-1998
|
Lucrécia Jardim |
4x100m |
44,75s |
Campeonato Ibero Americano |
19-07-1998
|
Rui Silva |
1500m |
3,34,84m |
Meeting de Bruxelas |
28-08-1998
|
Rui Silva |
1500m |
3,34,00m |
Meeting de Berlim |
01-09-1998
|
Atletas em competições internacionais
Atleta
|
Competição
|
Prova
|
Fase
|
Clas.
|
Marca
|
Domingos Castro |
Campeonato Europeu |
Corta Mato |
|
8º |
|
José Regalo |
Campeonato Europeu |
Corta Mato |
|
9º |
|
Alberto Maravilha |
Campeonato Europeu |
Corta Mato |
|
12º |
|
Vítor Almeida |
Campeonato Europeu |
Corta Mato |
|
29º |
|
Manuel Silva |
Europeu de Juniores |
Corta Mato |
|
13º |
|
Miguel Barros |
Europeu de Juniores |
Corta Mato |
|
30º |
|
Domingos Castro |
Campeonato Mundial |
Corta Mato |
|
9º |
|
José Regalo |
Campeonato Mundial |
Corta Mato |
|
28º |
|
Alberto Maravilha |
Campeonato Mundial |
Corta Mato |
|
39º |
|
Vítor Almeida |
Campeonato Mundial |
Crosse Curto |
|
62º |
|
Rui Silva |
Europeu Pista Coberta |
1500m |
Meia Final |
2º |
3,43,92m
|
Rui Silva |
Europeu Pista Coberta |
1500m |
Final |
1º |
3,44,57m
|
Carlos Calado |
Europeu Pista Coberta |
Salto em Comprimento |
Qualificação |
|
7,61m
|
Carlos Calado |
Europeu Pista Coberta |
Salto em Comprimento |
Final |
2º |
8,05m
|
Lucrécia Jardim |
Europeu Pista Coberta |
200m |
Eliminatória |
2º |
23,21
|
Lucrécia Jardim |
Europeu Pista Coberta |
200m |
Meia Final |
3º |
23,37
|
Paulo Neves |
Taça da Europa |
100m |
1ª Liga |
8º |
11,83s
|
Nuno Lopes |
Taça da Europa |
800m |
1ª Liga |
8º |
1,55,42m
|
Rui Silva |
Taça da Europa |
1500m |
1ª Liga |
1º |
3,44,44m
|
Rui Palma |
Taça da Europa |
110m barreiras |
1ª Liga |
8º |
14,62s
|
Vítor Almeida |
Taça da Europa |
3000m obstáculos |
1ª Liga |
2º |
8,52,70m
|
Jonas Mattes |
Taça da Europa |
Salto em Altura |
1ª Liga |
7º |
2,03m
|
Paulo Castelbranco |
Taça da Europa |
Salto em Comprimento |
1ª Liga |
3º |
6,74m
|
João Reis |
Taça da Europa |
Lançamento do Dardo |
1ª Liga |
8º |
61,84m
|
Rui Costa |
Taça da Europa |
4x400m |
1ª Liga |
4º |
3,06,68m
|
Lucrécia Jardim |
Taça da Europa |
100m |
1ª Liga |
3º |
11,58s
|
Cristina Morujão |
Taça da Europa |
Triplo Salto |
1ª Liga |
7º |
12,11m
|
Teresa Machado |
Taça da Europa |
Lançamento do Peso |
1ª Liga |
5º |
15,67m
|
Teresa Machado |
Taça da Europa |
Lançamento do Disco |
1ª Liga |
3º |
59,80m
|
Sónia Alves |
Taça da Europa |
Lançamento do Martelo |
1ª Liga |
7º |
49,08m
|
Natália Moura |
Taça da Europa |
4x100m |
1ª Liga |
7º |
47,79s
|
Cristina Regalo |
Taça da Europa |
4x100m |
1ª Liga |
7º |
47,79s
|
Natália Moura |
Taça da Europa |
4x400m |
1ª Liga |
5º |
3,35,15m
|
Cristina Regalo |
Taça da Europa |
4x400m |
1ª Liga |
5º |
3,37,15m
|
Sandra Teixeira |
Taça da Europa |
4x400m |
1ª Liga |
5º |
3,37,15m
|
Juan Rosete |
Mundial de Juniores |
Lançamento do Disco |
Qualificação |
25º |
47,00m
|
Sónia Alves |
Mundial de Juniores |
Lançamento do Martelo |
Qualificação |
22º |
50,37m
|
Rui Costa |
Campeonatos Ibero Americanos |
400m |
Final |
8º |
47,94s
|
Luís Feiteira |
Campeonatos Ibero Americanos |
1500m |
Final |
1º |
3,40,63m
|
Alberto Maravilha |
Campeonatos Ibero Americanos |
10000 |
Final |
3º |
28,58,11m
|
Vítor Almeida |
Campeonatos Ibero Americanos |
3000m obstáculos |
Final |
2º |
8,29,48m
|
Rui Palma |
Campeonatos Ibero Americanos |
110m barreiras |
Final |
5º |
14,19s
|
Mário Reis |
Campeonatos Ibero Americanos |
400m barreiras |
Meia Final |
5º |
50,87s
|
Edivaldo Monteiro |
Campeonatos Ibero Americanos |
400m barreiras |
Meia Final |
6º |
50,95s
|
Jonas Mattes |
Campeonatos Ibero Americanos |
Salto em Altura |
Final |
8º |
1,99m
|
João André |
Campeonatos Ibero Americanos |
Salto com Vara |
Final |
6º |
5,00m
|
Carlos Calado |
Campeonatos Ibero Americanos |
Salto em Comprimento |
Final |
4º |
7,81m
|
Carlos Castelbranco |
Campeonatos Ibero Americanos |
Salto em Comprimento |
Final |
9º |
7,17m
|
Luís Herédio Costa |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Peso |
Final |
8º |
16,62m
|
Luís Herédio Costa |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Disco |
Final |
7º |
51,85m
|
António Peixoto |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Martelo |
Final |
7º |
61,86m
|
João Reis |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Dardo |
Final |
9º |
64,20m
|
Rui Costa |
Campeonatos Ibero Americanos |
4x400m |
Final |
3º |
3,08,46m
|
Lucrécia Jardim |
Campeonatos Ibero Americanos |
100m |
Final |
2º |
11,38s
|
Lucrécia Jardim |
Campeonatos Ibero Americanos |
200m |
Final |
1º |
23,22s
|
Natália Moura |
Campeonatos Ibero Americanos |
400m |
Final |
8º |
54,90s
|
Susana Cabral |
Campeonatos Ibero Americanos |
800m |
Final |
7º |
2,12,64m
|
Ana Dias |
Campeonatos Ibero Americanos |
5000m |
Final |
5º |
16,18,48m
|
Sónia Carvalho |
Campeonatos Ibero Americanos |
Salto em Altura |
Final |
8º |
1,72m
|
Cristina Morujão |
Campeonatos Ibero Americanos |
Triplo Salto |
Final |
6º |
13,07m
|
Teresa Machado |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Peso |
Final |
3º |
16,15m
|
Teresa Machado |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Disco |
Final |
1º |
61,67m
|
Sónia Alves |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Martelo |
Final |
8º |
53,93m
|
Sílvia Cruz |
Campeonatos Ibero Americanos |
Lançamento do Dardo |
Final |
6º |
42,64m
|
Natália Moura |
Campeonatos Ibero Americanos |
4x100m |
Final |
2º |
44,75s
|
Lucrécia Jardim |
Campeonatos Ibero Americanos |
4x100m |
Final |
2º |
44,75s
|
Natália Moura |
Campeonatos Ibero Americanos |
4x400m |
Final |
5º |
3,39,27m
|
Sandra Teixeira |
Campeonatos Ibero Americanos |
4x400m |
Final |
5º |
3,39,27m
|
Domingos Castro |
Taça da Europa |
10000m |
|
4º |
27,40,33m
|
José Regalo |
Taça da Europa |
10000m |
|
21º |
28,35,01m
|
Rui Silva |
Campeonato da Europa |
1500m |
Eliminatória |
4º |
3,41,87m
|
Rui Silva |
Campeonato da Europa |
1500m |
Final |
2º |
3,41,84m
|
Luís Feiteira |
Campeonato da Europa |
1500m |
Eliminatória |
9º |
3,45,00m
|
Mário Reis |
Campeonato da Europa |
400m barreiras |
Eliminatória |
4º |
50,39s
|
Vítor Almeida |
Campeonato da Europa |
3000m obstáculos |
Eliminatória |
10º |
8,35,05m
|
Carlos Castelbranco |
Campeonato da Europa |
Salto em Comprimento |
Qualificação |
|
6,68m
|
Lucrécia Jardim |
Campeonato da Europa |
100m |
Quartos de Final |
4º |
11,47s
|
Lucrécia Jardim |
Campeonato da Europa |
100m |
Meia Final |
8º |
11,49s
|
Lucrécia Jardim |
Campeonato da Europa |
200m |
Quartos de Final |
3º |
23,24s
|
Lucrécia Jardim |
Campeonato da Europa |
200m |
Meia Final |
6º |
23,47s
|
Teresa Machado |
Campeonato da Europa |
Lançamento do Disco |
Qualificação |
|
61,70m
|
Teresa Machado |
Campeonato da Europa |
Lançamento do Disco |
Final |
9º |
60,90m
|
Natália Moura |
Campeonato da Europa |
4x100m |
Meia Final |
6º |
44,87s
|
Lucrécia Jardim |
Campeonato da Europa |
4x100m |
Meia Final |
6º |
44,87s
|
Rui Silva |
Taça do Mundo |
1500m |
Final |
2º |
3,40,95m
|
Patience Itanyi |
Campeonato da África |
Heptatlo |
Final |
1º |
|
Carlos Cabral |
Europeu de Veteranos |
1500m |
Final |
2º |
|
Joaquim Ferreira |
Europeu de Veteranos |
2000m obstáculos |
Final |
2º |
|
Péricles Pinto |
Europeu de Veteranos |
Salto em Comprimento |
Final |
2º |
|
Péricles Pinto |
Europeu de Veteranos |
Triplo Salto |
Final |
1º |
|
Armando Aldegalega |
Europeu de Veteranos |
10000m |
Final |
1º |
|
Armando Aldegalega |
Europeu de Veteranos |
5000m |
Final |
2º |
|