Artur José Pereira, considerado o melhor jogador dos primeiros tempos do futebol português, nasceu em 1890 em Belém, o seu bairro, onde em 1904 nascera o Sport Lisboa, que em 1908 se fundiria com o Grupo Sport de Benfica, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica.
Artur que jogava no União Belenense, vaticinou na ocasião que o Sport Lisboa iria desaparecer, ficando com o nome de «Benfica». E assim sucedeu, apesar deste bairro apenas lhe ter dado o campo desportivo da Quinta da Feteira porque quase todos os jogadores eram de Belém.
Mesmo assim Artur acabou por ir jogar para o Benfica, mas em 1914 entrou em litígio com os dirigentes daquele clube e foi suspenso. José Alvalade aproveitou a ocasião e trouxe-o para o Sporting, onde se tornou no primeiro jogador português pago, recebendo 36 escudos e tendo prioridade nos banhos quentes.
Logo no seu primeiro ano de Leão ao peito ajudou o Sporting a ganhar pela primeira vez o Campeonato de Lisboa, mas nunca se conformou com o facto de não haver um clube no seu bairro.
Finda a época de 1918/19 após ganhar o seu segundo título regional pelo Sporting, Artur procurou Jorge Vieira e sondou-o sobre a sua saída do Sporting para ir fundar um clube em Belém, Vieira abordou o capitão leonino Francisco Stromp sobre o assunto e este respondeu-lhe: ‘ Olha Jorge, diz a esse gajo que vá à merda e que funde o tal clube de Belém’.
E assim nasceu em Belém, o Clube de Futebol «Os Belenenses», fundado em 23 de Setembro de 1919, principalmente por acção de Artur José Pereira, que para além de dirigente e jogador, também se notabilizou como treinador do clube que sempre sonhou.
Artur José Pereira foi também árbitro e Seleccionador Nacional.
Morreu em 6 de Setembro de 1943, com 53 anos, vítima de tuberculose.
To-mane 14:16, 13 Julho 2008 (WEST)