João Mário Ribeiro, campeão regional - e finalmente novas instalações
Sala de Xadrez do Sporting
A secção de Xadrez do Sporting Clube de Portugal passou a ser dirigida por Fernando Nobre Melício o qual sucedeu assim a Vítor Louro Cordeiro. A secção dispunha de uma sala de Xadrez no Estádio José Alvalade, mas que nunca tinha tido boas condições. A 24 de junho foram inauguradas novas instalações em anexo no antigo Pavilhão de Tiro, sendo então prestada uma homenagem ao Prof Doutor Vítor Buescu, fundador da secção.
O XXVIII Campeonato Nacional individual começou a 14 de dezembro de 1971, acabando já em 1972. Encontra a descrição respetiva na página Xadrez 1971.
Como de costume o Sporting organizou torneios internos para as diversas categorias. João Mário Ribeiro, Agostinho Cardoso e o Prof João Fragoso venceram em 1ª, 2ª e 3ª categorias. No fim do ano iniciou-se de novo o torneio interno de 3ª categoria, que desta feita acabou ainda em 1972, com a vitória de António Viola.
De acordo com o Relatório e Contas de 1972 do Sporting, a Federação Portuguesa de Xadrez não teria cumprido o calendário de provas previamente apresentado, o que teria impossibilitado a participação do Clube nos Campeonatos Regionais por equipas, o que por sua vez impossibilitou a participação no Campeonato Nacional por equipas. De acordo com o jornal Mundo Desportivo de 18 de julho de 1972, o motivo da ausência seria a impossibilidade de contar com Fernando Silva, ausente no Torneio Zonal de Caorle na Itália.
João Mário Ribeiro venceu o Campeonato Regional individual.
Fernando Mário Silva participou no Torneio Zonal para o Campeonato do Mundo. Fernando Mário Silva e João Mário Ribeiro participaram nos Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Skopje na Jugoslávia, e pertenceram à equipa de Lisboa para o encontro Lisboa-Madrid.
Figuras
Secção
Xadrezistas
Troféus conquistados
Regional individual
Jogos
Links
- Regressar à página principal do Xadrez