Muitos títulos em Tiro à Bala e em Tiro ao Chumbo
A secção de Tiro à Bala do Sporting dispunha tinha uma carreira de tiro a 50 m no Estádio José Alvalade, e outra a 10 m com várias linhas de tiro. A modalidade não tinha defeso e a época ia de janeiro a dezembro. Desde 1968 que o Tiro ao Chumbo não era praticado de forma regular, com a exceção que Armando Marques tinha continuado ligado ao Sporting. Temos pouca informação sobre que títulos Marques terá ganho ao serviço do Sporting entre 1968 e 1976. Em 1977, começou a aparecer informação no Jornal Sporting sobre o Tiro ao Chumbo, incluindo competições e títulos.
Tiro à Bala: Domínio continuado em Carabina
Os Campeonatos Regionais de Carabina decorreram a 23 e 24 de outubro no Complexo de Tiro do Estádio Nacional. O Sporting venceu sete títulos em oito possíveis. Em 1ª categoria, Fernando Edgar do Carmo venceu em Carabina de Ar Comprimido a 10 m, Manuel Delfim Guerreiro venceu em Carabina Livre Deitado a 50 m, Mário Ribeiro de Oliveira em Carabina Standard, e Armando Nunes Henriques em Carabina Livre 3 Posições a 50 m. Em 2ª categoria, Francisco Figueiredo venceu em Carabina Standard, Carabina Livre 3 Posições e Carabina de Ar Comprimido a 10 m.
O Campeonato de Portugal teve lugar em novembro. Em Carabina de Ar Comprimido a 10 m, Fernando Edgar do Carmo sagrou-se campeão, Com Armando Nunes Henriques a ficar em 2º, Mário Ribeiro de Oliveira em 4º e Rui Romão Ramalho em 6º. Em 2ª categoria, foi Francisco Figueiredo a vencer. O Sporting voltou a vencer a Taça de Portugal de Tiro à Bala pelo conjunto dos resultados nas diversas provas.
Mário Ribeiro, Fernando Edgar do Carmo, Armando Nunes Henriques, Jacques Pena, Francisco Coelho, Paul Câmara Simões e Mário Ribeiro de Oliveira representaram Portugal em diversas provas.
Jacques Pena bateu o recorde nacional de Tiro com Pistola a 10 metros com a marca de 379 pontos, realizada no Campeonato da Europa de Tiro, realizado em Andorra de 8 a 13 de fevereiro. Pena ficou em 20º entre 69 concorrentes.
Mário Ribeiro foi nomeado para presidente do Júri dos Campeonatos da Europa, realizados em Bucareste na Roménia de 29 de agosto a 4 de setembro, o que demonstrava o seu prestígio.
Tiro ao Chumbo: Armando Marques
Armando Marques sagrou-se campeão de Lisboa em Fosso Olímpico e em Skeet, prova disputada em abril nas instalações do Clube Português de Tiro ao Chumbo, com 93 pontos em 100 em ambas as provas.
Em julho, Armando Marques alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos de Moscovo, ao vencer provas que contavam para o Campeonato Nacional de Tiro aos Pratos, realizadas no Clube de Caçadores do Porto. Com esses resultados, sagrou-se campeão nacional.
O Campeonato Mundial de Tiro aos Pratos teve lugar de 15 a 17 de agosto em Antibes na França. Armando Marques ficou em 2º lugar entre 92 atiradores de 27 países.
Figuras
Secção
Capitão
|
Secretários
|
Conselho Técnico
|
Diretor
|
|
|
|
Rui Taborda Pignatelli
|
Atiradores
Troféus conquistados
Tiro à Bala
Nacional por equipas
- Taça de Portugal de Tiro à Bala
Nacional individual
- Campeonato Nacional de Carabina Livre
- Campeonato Nacional de Carabina de Ar Comprimido
- Campeonato Nacional de Pistola de Ar Comprimido a 10 m
Regional individual
- Campeonato Distrital de Carabina Livre
- Campeonato Distrital de Carabina de Ar Comprimido a 10 m
- Campeonato Distrital de Pistola Livre a 50 m
- Campeonato Distrital de Pistola de Velocidade a 25 m
- Campeonato Distrital de Pistola de Ar Comprimido a 10 m
Outras provas
- Taça Atiradores de Portugal: Equipas: Sporting
- Taça Comissão de Educação Física e Desportos das Forças Armadas: Equipas: Sporting
- Taça Anschutz: Equipas: Sporting
- Taça Queiroga Tavares
- I Grande Torneio de Tiro da Figueira da Foz
- Carabina deitado equipas: Sporting
- Carabina 10 m equipas: Sporting
- Pistola Livre: Jacques Pena
- Pistola a 10 m: Jacques Pena
- Carabina a 10 m: Fernando Edgar do Carmo
- Dia Olímpico
Tiro a Chumbo
Nacional individual
Regional individual
Outras provas
Links
- Regressar à página principal do Tiro