Um ano recheado de títulos
O Tiro era praticado no Sporting Clube de Portugal de forma organizada desde 1928, através da secção de Tiro à Bala. Em 1963 foi criada no Sporting uma secção de Tiro a Chumbo, a qual funcionava de forma administrativa e desportiva independentemente da secção de Tiro à Bala.
Tiro à Bala: dominadores em armas de pequeno calibre
A secção de Tiro à Bala do Sporting continuou a ser dirigida por Mário Ribeiro de Oliveira. Desde 1963 que a secção dispunha tinha uma carreira de tiro a 50 m no Estádio José Alvalade, e outra a 12 m com várias linhas de tiro. A modalidade não tinha defeso e a época ia de janeiro a dezembro.
A secção organizou, entre 11 de abril e 4 de maio na carreira de tiro de 10 m do Estádio José Alvalade, a Prova Primavera de carabina de pressão de ar, destinada a sócios e simpatizantes leoninos.
[[Manuel Delfim Guerreiro]] venceu o Campeonato Distrital de Tiro à Bala de 2ª categorias em Carabina Deitado a 50 m, e Adelino Pereira da Silva venceu em Juventude. Manuel Correia da Costa ficou em 4º em 1ªs.
O VII Concurso Nacional de Tiro com armas de pequeno calibre, realizado entre 15 a 24 de setembro, atribuiu os diversos títulos nacionais. As categorias em disputa eram:
Provas de carabina:
- I: Séries de treino, 1ª e 2ª classes
- II: Mestre Atirador deitado. Armando Nunes Henriques venceu, Fernando Edgar do Carmo ficou em 2º e Manuel Correia da Costa ficou em 3º.
- III: Mestre Atirador 3 posições. Fernando Edgar do Carmo venceu, Manuel Correia da Costa ficou em 2º, e Armando Nunes Henriques ficou em 4º.
- IV: 24º Campeonato de Portugal - 50 m deitado. Armando Nunes Henriques venceu, Manuel Correia da Costa ficou em 2º, e Fernando Edgar do Carmo ficou em 3º.
- V: 24º Campeonato de Portugal - 50 m joelhos. Manuel Correia da Costa venceu, Armando Nunes Henriques ficou em 2º e Fernando Edgar do Carmo ficou em 3º.
- VI: 24º Campeonato de Portugal - 50 m de pé. Fernando Edgar do Carmo venceu, Manuel Correia da Costa ficou em 2º, e Armando Nunes Henriques ficou em 3º.
- VII: 35º Campeonato de Portugal - 50 m conjunto. Fernando Edgar do Carmo venceu, Manuel Correia da Costa ficou em 2º, e Armando Nunes Henriques ficou em 3º.
- VIII: 11º Campeonato de Portugal - 50 m 2ª classe
- IX: 7º Campeonato de Portugal - 50 m juventude e senhoras
- X: Taça Cidade do Porto (equipas)
- XI: Prova Almirante Américo Tomás (individual e equipas)
- XII: Prova Prof. Galvão Teles (individual e equipas). Armando Nunes Henriques ficou em 2º, Fernando Edgar do Carmo ficou em 5º e Manuel Correia da Costa ficou em 6º.
Provas de pistola livre:
- XIII: Séries de treino
- XIV: Mestre Atirador
- XIV: 35º Campeonato de Portugal - 50 m
- XVI: Prova Federação Portuguesa de Tiro
- XVII: Prova Ministério da Educação Nacional
Provas de pistola automática a 25 m:
Em resumo, o Sporting dominou as competições em carabina, com Fernando Edgar do Carmo a ser campeão de pé e no total, sendo ainda Mestre Atirador 3 posições. Armando Nunes Henriques foi campeão de Portugal na posição deitado, em que também foi Mestre Atirador. Manuel Correia da Costa venceu na posição de joelhos. Nos quatro campeonatos a 50 m, atiradores leoninos conquistaram 11 pódios em 12 possíveis. A competição também correu bem em Provas de pistola automática a 25 m, com o Sporting a vencer quatro das cinco provas em disputa: José Cayolla Carpinteiro venceu as Séries de treino, Mestre Atirador e a Prova Direção Geral dos Desportos, e o Eng. Ramiro Guedes de Campos venceu a Prova Direção Geral dos Desportos. Infelizmente, ficaram em 2º e 3º na prova mais importante, o Campeonato de Portugal.
Tiro a Chumbo: mais um ano recheado de títulos
Guy de Valle Flor continuou a ser capitão da secção de Tiro a Chumbo do Sporting.
O Campeonato de Portugal de Fosso Olímpico foi organizado a 15 e 16 de julho pelo Clube Português de Tiro, no stand do Monte das Perdizes em Monsanto. Guy de Valle Flor venceu, renovando o título. Carlos Cruz ficou em 3º e Armando Marques em 5º.
O II Torneio Internacional de Fosso Olímpico e o X Campeonato Ibérico da mesma modalidade decorreram de 3 a 5 de agosto no stand do Clube Português de Tiro a Chumbo em Monsanto. Carlos Cruz ficou em 2º, atrás do espanhol Jose Chico, no Torneio Internacional. Carlos Carmezim ficou em 3º e Guy de Valle Flor em 5º. Em 2ªs categorias a vitória pertenceu à atiradora leonina Teodora Janz. Atiradores portugueses tinham ganho as primeiras nove edições do Campeonato Ibérico, mas à décima o vento mudou e veio de Espanha, com Jaime Bladas a vencer e Jose Luis Alonso em 2º. O melhor português foi Carlos Cruz, em 3º, com Valle Flor em 4º. Em 2ªs categorias Teodora Janz ficou em 2º lugar.
O Campeonato de Portugal de Tiro a Chumbo e os Campeonatos de Lisboa e de Portugal de Fosso Universal decorreram em simultâneo no stand de Monsanto, a 5 e 6 de abril. No Campeonato de Lisboa os atiradores leoninos não tiveram uma boa prestação, com Carlos Carmezim a ser o melhor, em 6º. No entanto, Carlos Cruz sagrou-se campeão nacional em fosso universal com Carlos Carmezim em 2º.
O Campeonato de Lisboa de Skeet e Fosso Olímpico decorreu a 8 e 9 de julho, com Guy de Valle Flor a vencer a competição de Skeet. Carlos Cruz ficou em 2º em Fosso Olímpico. Teodora Janz ficou em 2º em 2ªs categorias.
Seguiu-se o Campeonato de Portugal de Skeet ainda em julho, que Guy de Valle Flor também venceu.
O Campeonato Nacional de Tiro aos Pratos teve lugar a 13 de agosto no stand do Clube Desportivo da Fábrica de Cimentos Tejo, em Alhandra. Armando Marques sagrou-se campeão, com Carlos Cruz em 2º e Valle Flor em 3º.
A Taça de Portugal de Tiro aos Pratos em Prancha decorreu a 17 de dezembro no stand do Clube Português de Tiro a Chumbo. Armando Marques venceu, com Valle Flor a ficar em segundo lugar.
Figuras
Secção
Atiradores
Troféus conquistados
Tiro à Bala
Nacional individual
Regional individual
- Campeonato Distrital de Lisboa
- Carabina Deitado a 50 m 2ª categorias: [[Manuel Delfim Guerreiro]]
- Carabina Deitado a 50 m juventude: Adelino Pereira da Silva
Outras provas
- Concurso Nacional de Tiro
Tiro a Chumbo
Nacional individual
- Taça de Portugal de Prancha
- Campeonato de Portugal de Fosso Olímpico
- Campeonato de Portugal de Skeet
- Campeonato de Portugal de Fosso Universal
- 1ª categoria: Carlos Calheiros Cruz
- Campeonato Nacional de Tiro aos Pratos
- 1ª categoria: Armando Marques
- 2ª categoria: António Penalva
- 3ª categoria: Filomeno Fazendas
Regional individual
- Campeonato Regional de Skeet
Outras provas
- Torneio de Ano Novo
- Grande Prémio de Inverno: Carlos Carmezim
- II Torneio Internacional de Fosso Olímpíco
- 2ªs categorias: Teodora Janz
- Taça de Portugal de Prancha
- Grande Prémio do Clube Português de Tiro a Chumbo
- Grande Prémio do FITASC: Guy de Valle Flor
- Prova de Seleção de Fosso: Carlos Cruz
Links
- Regressar à página principal do Tiro