|
Dados de Daniel Podence |
|
Nome |
Daniel Castelo Podence
|
Nascimento |
1995-10-21
|
Naturalidade |
Oeiras - Portugal
|
Posição |
Futebolista (avançado)
|
Daniel Podence começou a jogar futebol no Belenenses quando tinha apenas 7 anos de idade, destacando-se como um jogador muito rápido e habilidoso, compensando a sua baixa estatura com muita genica e uma grande entrega ao jogo, tendo sido várias vezes considerado o melhor jogador em torneios onde participou, pelo que naturalmente despertou a cobiça dos dois maiores clubes de Lisboa.
Assim na época de 2005/06 passou a representar o Sporting Clube de Portugal, na altura ainda como avançado no escalão Escolas, em Futebol de 7, fazendo depois a transição para os Infantis já como extremo, posição em que fez toda a sua formação, confirmando as qualidades evidenciadas e tornando-se num jogador importante nas equipas onde jogava, chegando às Selecções Nacionais.
No final da época de 2012/13, a sua primeira como Júnior, foi integrado na Equipa B, ao serviço da qual fez vários jogos.
A 24 de Janeiro de 2014 assinou contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal válido até 2019, ficando com uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros.
Estreou-se pela equipa principal no dia 21 de Novembro de 2014, entrando para o lugar de Diego Capel no decorrer de um jogo a contar para a Taça de Portugal, em que o Sporting ganhou por 5-0 ao Sp. Espinho, pelo que participou nessa campanha que terminou com uma vitória sobre o Sporting de Braga, na Final disputada em Maio no Jamor.
Recebeu o Prémio Stromp em 2014 na categoria Academia.
Na época seguinte o técnico Jorge Jesus recomendou a passagem de Daniel Podence para a posição de segundo avançado, uma experiência que correu muito bem na Equipa B, pelo que o treinador principal do Sporting quis tê-lo consigo na pré temporada de 2016/17, no entanto apesar da boa resposta dada pelo miúdo, considerou-se que seria melhor pô-lo a rodar numa equipa da 1ª Liga, pelo que foi emprestado ao Moreirense, onde confirmou as suas qualidades, sendo uma das grandes figuras da equipa que ganhou a Taça da Liga derrotando o Braga na Final depois de ter eliminado o FC Porto e o Benfica, pelo que em Janeiro de 2017 regressou ao Sporting para integrar o plantel principal.
Em 2017 recebeu os prémios Leões Honoris Sporting e Stromp na categoria Jogador Revelação do Ano.
Com Jorge Jesus passou a jogar como segundo avançado e na época de 2017/18 começou a afirmar-se como titular, no entanto uma lesão afastou-o na fase final da temporada, isto depois de ter participado na conquista da Taça da Liga.
Foi um dos 9 futebolistas que apresentaram a rescisão unilateral do seu contrato com o Sporting na sequência de um ataque à Academia levado a cabo por um grupo de encapuçados que agrediram os jogadores e os treinadores em pleno balneário onde se preparavam para um treino.
Representado pelo mesmo empresário de Rui Patrício seguiu as pisadas do seu companheiro e assinou pelo Olympiacos da Grécia, para trás ficaram 40 jogos oficiais disputados ao serviço da equipa principal do Sporting. Em Setembro de 2019 A SAD leonina anunciou ter chegado a acordo com o clube grego que pagou 7 milhões de Euros pelo passe do jogador, que rapidamente se tinha imposto como titular no Olympiacos, tendo então sido pela primeira vez chamado aos trabalhos da Seleção Nacional A.
Em Janeiro de 2020 Daniel Podence foi vendido ao Wolverhampton de Inglaterra.
To-mane 22h49min de 25 de Maio de 2013 (WEST)