Skip to main content
Época anterior:
Época seguinte:
Esgrima 1984/85

Um recomeço apadrinhado pelo Pentatlo Moderno

A equipa leonina no Campeonato Nacional.

A 21 de dezembro de 1983, o Jornal Sporting publicou uma entrevista com Manuel Barroso, bicampeão nacional de natação, em que esta declarava o desejo de representar o Sporting também no Pentatlo Moderno, modalidade que também praticava mas noutro clube. Assim, essa modalidade ressurgiu no início de 1984, integrada na secção de Atletismo. O Sporting, que também tinha secções de Natação e Tiro à Bala, necessitava apenas de desenvolver o Hipismo e a Esgrima. O Hipismo foi previsto ser praticado em colaboração com o setor militar e com a Sociedade Hípica Portuguesa. Ficava a faltar a Esgrima, e assim foi também criada a nova secção da modalidade.

Sem Sala de Armas em Alvalade, os esgrimistas começaram a treinar no Colégio Militar. A secção entrou imediatamente em atividade, e em fevereiro Roberto Durão ganhou o Torneio do ISEF em Espada, enquanto o seu irmão Gonçalo Durão, também ele praticante de Pentatlo, ficou em 7º lugar. Na arma de Sabre, Roberto Durão ficou em 4º lugar.

O Campeonato Nacional de Espada decorreu em maio. Para além dos irmãos Durão, o Sporting foi representado por António Salvação e Luís Monteiro. Roberto Durão ficou em segundo lugar. António Salvação e Filipe Monteiro ficaram em 9º e 11º, respetivamente.

Em junho, Roberto Durão venceu a Taça Pupilos do Exército e também a Taça Academia Militar, última competição da época, ambas em Espada.

Gonçalo Durão foi Campeão Nacional de Espada Sub20.


Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Roberto Durão Gonçalo Durão
António Salvação Luís Monteiro

Secção

Diretor Seccionistas Treinador


Troféus conquistados

Nacional individual

Campeonato Nacional de Espada
  • Sub20: Gonçalo Durão

Outras provas

Torneio do ISEF
Festa da Esgrima
  • António Salvação
Taça Pupilos do Exército
Taça Academia Militar


Combates

Links

  • Regressar à página principal da Esgrima