Um início glorioso
No Sporting Clube de Portugal a Patinagem começou a ser praticada em 1926 sob orientação de António Torres Mota, o qual também dirigia o Hóquei em Campo e Hóquei em Patins. Esta foi assim a primeira temporada da modalidade do Clube, que, apesar de não ter um rinque, imediatamente participou em competição, com a equipa leonina a disputar o Campeonato Nacional. Esta foi a primeira vez que a prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Hóquei, e realizou-se a 10 e 13 de setembro no rinque do Benfica.
Ainda com poucos praticantes, o Sporting participou com cinco patinadores e só pontou em oito das 10 provas, obtendo quatro 1ºs lugares, dois segundos, e dois terceiros. Com isto, para além dos quatro títulos individuais, ficou em 2º na classificação geral, com 18 pontos contra 22 do Benfica, que tinha 18 patinadores em prova.
Luís Aquino, excelente patinador, venceu a corrida de 200m. Torres Motta também se classificou para a final, com José Manuel Martins a ficar-se pela 1/2 final. Nos saltos em altura, José Manuel Martins venceu com 1,65m, e em salto em comprimento venceu com 3,78m. Na luta de tração, a equipa leonina eliminou o Benfica e o Hóquei CP, sagrando-se campeã. Era constituída por Torres Mota, Luís Aquino, António Teixeira, Luís Araújo e José Manuel Martins.
Na corrida de 500m, Aquino ficou em 2º e Torres Mote em 3º. Em 1500m, Aquino foi desclassificado na final, por lhe ser atribuída uma falta que, de acordo com o Sporting, não teria cometido. Em 5000m nenhum patinador leonino se classificou, por falta de preparação para uma prova de longa distância. Em estafetas 3x200m, a equipa do Sporting ficou em 2º. Finalmente, na corrida de 200m para trás, Luís Aquino caiu quando ia destacado em primeiro na final.
Figuras
Patinadores
Direcção
Troféus conquistados
Nacional Equipas
Nacional Individual
Links