Uma época triunfal
Estela de Carvalho, a primeira nadador leonina
Ryder da Costa sucedeu a Joaquim Oliveira Duarte como capitão da secção de Natação do Sporting Clube de Portugal, a qual também incluía, na altura, o Polo Aquático. Como ponto principal do seu programa para 1926, apresentou a intenção de manter a escola de natação sempre aberta no Posto Náutico, de modo a formar novos nadadores.
O Posto Náutico abriu em abril, com as escolas a iniciarem atividade a 1 de maio. A aspiração de construir uma piscina, que já vinha de trás, colocou-se de forma mais premente numa altura em que se discutia o projeto de construção das novas instalações desportivas do Clube. A jangada utilizada para os treinos e aulas sofreu reparações.
Os Campeonatos de Lisboa decorreram a 15 e 22 de agosto. Fernando Felício ganhou a prova de saltos, denominada este ano Taça Awata. Em 4x200m, denominada Taça Presidente Teixeira Gomes, a equipa leonina, constituída por António Soares, Oliveira Nunes, Fernando Felício e Coelho da Costa, venceu. Em 4x50m o Sporting também venceu, por intermédio de Esteban Torok, Fernando Felício, António Soares e Mário Marques. Silvestre Newton da Silva ficou em 2º e António Soares em 4º. Em 100m livres Fernando Felício ficou em 3º, tal como Afonso Cortez em 1500m. Em 100,m costas Mário Marques e Jaime Montalvão ficaram em 2º e 3º, respetivamente. Em 200m bruços Mário Marques ficou também em 2º lugar. Em 100m bruços Juniores Amadeu Felício foi campeão, e ficou em 2º em 100m livres.
No seguimento de uma polémica entre a Associação de Natação de Lisboa e diversos clubes, relacionada com protestos colocados por diversos clubes contra a utilização de Esteban Torok na equipa leonina, por este não ser português e alegadamente não cumprir os 6 meses de residência em Portugal requeridos pelo regulamento das provas, levou a que esses clubes não participassem no campeonato, organizando provas alternativas.
Os Campeonatos Nacionais tiveram lugar em Aveiro a 10 de outubro. O Sporting apresentou pela primeira vez uma nadadora, Estella de Carvalho, a qual se tinha feito sócia leonina dois ano antes. Venceu em 100m livres e 200m bruços, sem outras concorrentes. Fernando Felício repetiu o êxito regional na prova de saltos. Mário Marques venceu em 100m costas. Ou seja, dos 9 campeonatos de Natação em disputa, o Sporting venceu 4.
A Taça Zambézia disputou-se pelo 2º ano consecutivo, a 15 de agosto. Desta feita o Sporting venceu a estafeta de 5x50m. Nadadores leoninos participaram em diversas outras provas particulares, sempre com brilhantismo. O Sporting organizou uma Travessia do Tejo para sócios.
Secção
Plantel
Troféus conquistados
Nacional
Regional
- Saltos: Fernando Felício
- 4x200m (estafeta olímpica)
- 4x50m
- 100m juniores: Amadeu Felício
Outras provas
- Taça Zambézia
- Festival do Estoril
- Travessia do Tejo inter-sócios
Links