O Sporting Clube de Portugal tinha reconquistado o título nacional de Boxe pela última vez em 1995, com Víctor Carvalho como treinador e Paquito como adjunto. No ano seguinte tinha perdido o título após uma decisão arbitrária da Federação Portuguesa de Boxe, que tinha determinado que atletas estrangeiros não poderiam concorrer, com o Sporting a não poder inscrever os seus campeões de Pesados e Super-pesados.
O Sporting venceu o Campeonato Regional, representando assim Lisboa na prova nacional.
O Campeonato Nacional de Boxe de1997 foi disputado em setembro, no pavilhão do Boavista no Porto. Edson Santos, campeão do Kickboxing leonino, combateu e venceu aos pontos Miguel Azevedo do Boavista em pluma. Hugo Carvalho venceu aos pontos Paulo Lopes dos Amigos da Costa em meios-médios-ligeiros. Jorge Pina derrotou em médios, também aos pontos, Pedro Pinto do Boavista. Finalmente, João Gouveia venceu por K.O. ao 2º assalto Óscar Paderne do Farense, em pesados.
Com quatro vitórias individuais, o Sporting tinha ficado no 1º lugar coletivo, reconquistando o Campeonato Nacional de Boxe, que ganhava pela 12ª vez na sua história.