Criado por volta de 1890, por passageiros de navios ingleses que tentaram adaptar a prática de ténis a um espaço fechado a bordo, somente em 1924, o Padel passou a ser praticado em terra, quando o norte americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque. Em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de Padel num hotel em Acapulco, no México e rapidamente a modalidade se espalhou por toda a América Latina onde se transformou num desporto muitíssimo popular.
Na Europa o Padel conhece a sua divulgação graças ao príncipe espanhol Afonso de Hohenlohen, um grande entusiasta da modalidade, daí que em Espanha esta conheça uma forte implementação desde sempre, sendo mesmo o País reconhecido como o grande motor do seu desenvolvimento.
Em Espanha, estima-se que existam mais de 2 milhões de praticantes à entrada do novo milénio, não existindo, apesar da crise, sinais de abrandamento. Em Portugal, depois de um início algo discreto, o crescimento a partir de 2010 tem sido significativo existindo em menos de uma década cerca a 3000 jogadores e perto de 60 campos espalhados por todo o país.
A 15 de Agosto de 2016 o Padel foi apresentado como uma nova modalidade no vasto ecletismo leonino.
A responsabilidade de iniciar o Padel em Alvalade recaiu sobre Vasco Pascoal, Sportinguista assumido, tricampeão nacional e então nº 2 do ranking nacional e 109º do ranking mundial e a 21 de Setembro, a ele, seguiram-se as contratações de Filipa Mendonça e de Ana Catarina Nogueira.
Links