A Wiki Sporting é uma enciclopédia temática sobre o Sporting Clube de Portugal, um projecto que nasceu no seio da administração do Fórum SCP/Porta 10 A, cuja ideia inicial era criar um pequeno grupo de membros daquele espaço, que idealizariam o formato dessa Wiki e que depois ficariam com a missão de coordenar e supervisionar o desenvolvimento da mesma, que seria aberta à colaboração de todos os que estivessem registados no fórum, que na altura já eram alguns milhares.
As primeiras conversas aconteceram no dia 24 de Outubro de 2007 e rapidamente se passou à acção, com a criação de uma pequena equipa de administradores, a discussão e a idealização do espaço e as primeiras experiências numa wiki teste, ao mesmo tempo que se criavam condições técnicas para o acoplamento da Wiki ao Fórum.
Em Agosto de 2008 a Wiki Sporting foi instalada no seu no domínio definitivo e no dia 8 de Outubro foi finalmente aberta ao mundo, numa altura em que as suas principais secções já se encontravam bastante desenvolvidas, estando o espaço organizado de uma forma simples e de fácil navegação. Assumindo como regras de ouro, o máximo rigor na informação prestada e a originalidade dos seus textos, a Wiki Sporting tinha como como principais objectivos a divulgação e perpetuação da rica história do Sporting Clube de Portugal e dos principais protagonistas da mesma.
A recepção do fórum a esta iniciativa foi efusiva, mas a adesão ao desenvolvimento da mesma acabou por ser decepcionante, o que não impediu o crescimento da Wiki Sporting, graças ao trabalho dos seus administradores, uma equipa que nunca foi grande em número, mas que não se poupou em dedicação e, assim em 21 de Março de 2014 foi ultrapassada a barreira das 10000 páginas editadas, um número que entretanto já chegou às 12000.
À medida que a Wiki Sporting se foi desenvolvendo e as metas foram sendo atingidas, começaram a ser traçados objectivos cada vez mais ambiciosos e hoje para além do Futebol e do Futsal, onde já estão documentadas todas as épocas com os resultados e as classificações das equipas principais e a constituição dos plantéis e dos quadros técnicos, com todos os jogadores e treinadores a terem uma página própria, informações essas complementadas pelas fichas de praticamente todos os jogos disputados nestas modalidades, já está também em curso idêntico trabalho no Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol e Râguebi.
O Atletismo como não poderia deixar de ser foi alvo de uma atenção especial da parte da Wiki Sporting, estando também tratadas todas as épocas desta modalidades e com mais de 800 atletas a terem direito a uma página própria, estando neste momento a ser desenvolvido o mesmo trabalho em relação ao Ciclismo.
As modalidades não profissionais são uma área ainda pouco trabalhada pela Wiki Sporting, com a excepção do Badminton, graças à preciosa colaboração de um antigo praticante. No entanto não estão esquecidas e seguramente que no futuro também serão alvo da atenção que merecem.
Voltando ao Futebol e sabendo-se que a formação é a imagem de marca do Sporting, a Wiki orgulha-se de ter uma base de dados ímpar, dos jogadores que passaram pela Academia de Alcochete, desde a sua inauguração em 2002, assim como os resultados do futebol jovem do Sporting, daí para cá.
A vida social do Clube também foi alvo da atenção da Wiki Sporting, onde neste momento se pode encontrar uma descrição daquilo que foram as cerca de 90 gerências da história do Clube, com a constituição dos órgãos sociais, dando natural destaque a todos os que tiveram a honra de os presidir, sem esquecer as principais Assembleias Gerais que marcaram a vida do Clube, nomeadamente as eleitorais.
Mas a Wiki Sporting tenta chegar a todas as áreas do universo leonino, e assim para além de um resumo dos principais momentos da vida do Sporting, documenta detalhadamente o palmarés do Clube, a presença do Sporting nos Jogos Olímpicos e em outras grandes competições internacionais, as instalações desportivas utilizadas, os principais prémios e distinções atribuídos, os grupos e as organizações relacionados, os meios de comunicação próprios e algumas estatísticas.
Apesar da Wiki Sporting ser um espaço essencialmente virado para o passado, o presente não é esquecido e actualmente acompanha a par e passo a vida desportiva do Futebol nas suas vertentes profissional e da formação, do Atletismo, do Andebol, do Futsal, do Hóquei em Patins, do Basquetebol e do Râguebi, o que implica uma constante actualização de dados, que se alarga às dezenas de páginas associadas, sem esquecer a necessidade de actualizar periodicamente as centenas de páginas dos atletas e treinadores que ainda estão em actividade no Sporting ou noutros clubes.
Tudo isto foi e continua ser feito graças ao esforço e à dedicação de uma meia dúzia de pessoas que não querem nenhum protagonismo, mas que anseiam fazer mais, pois a riqueza do historial do Sporting é tal, que este trabalho nunca estará completo. Aqui não pode deixar de ser realçada a mestria de quem conseguiu realizar a parte técnica, disponibilizando as ferramentas que simplificaram o trabalho de quem faz a parte mais visível, que é a da escrita, não se podendo esquecer quem perde horas a fio no árduo trabalho da recolha de informação, nomeadamente nos arquivos de publicações antigas.
Como já anteriormente foi referido, a Wiki Sporting tem uma grande preocupação com o rigor da informação que presta e não estando isenta de erros, nunca se limitou a debitar ou a copiar o que já fora feito por outros, que merecem o máximo respeito pelo trabalho que efectuaram e que nunca foram olhados como concorrentes. A originalidade dos textos sempre foi um ponto de honra na Wiki Sporting e o cruzamento de dados é um método utilizado sempre que possível, principalmente em relação aos acontecimentos dos tempos mais remotos, sendo que foi assim que por exemplo se descobriu que afinal as camisolas listadas não foram estreadas no Brasil, ou que se chegou à lista exacta dos atletas olímpicos do Sporting.
Assim a Wiki Sporting presta aqui a sua homenagem às principais obras que de alguma forma ajudaram na construção deste grande trabalho e que foram a História e Vida do Sporting Clube de Portugal de Eduardo Pinheiro de Azevedo, Sporting Clube de Portugal - Fotobiografia, de Rui Guedes, Glória e Vida de Três Gigantes, colecção de fascículos editados pelo jornal A Bola, Almanaque do Sporting Clube de Portugal, de Rui Tovar, Enciclopédia Fundamental do Sporting, de José Goulão, e os sites Portal Sporting Memória, Centenário do Sporting, Sporting Canal, Sporting Portugal e Armazém Leonino.
Não podem também ser esquecidos aqueles que individualmente ajudaram a Wiki Sporting, sendo aqui de destacar os nomes da Directora do Mundo Sporting Lúcia Henriques dos Santos e de Bernardes Dinis do Museu de Leiria. Para além disso também contámos com colaborações pontuais de Mário Casquilho, Rúben Coelho, Miguel Albuquerque, Duarte Moral, Arons de Carvalho, Manuel Góis, Sérgio Faria, Alberto Hélder, Mário Lino e José Quintela, vogal da actual Direcção, que mostrou alguma abertura para ajudar a Wiki, sendo que aqui a única coisa que se pede é o acesso ao manancial de informação que o Clube dispõe, estando a Wiki Sporting como sempre esteve, completamente disponível para colaborar com o Clube, como já aconteceu em iniciativas como a colecção de cromos recentemente lançada e em algumas exposições realizadas pelo Museu Mundo Sporting.
Há também que agradecer a colaboração e reconhecimento de alguns antigos atletas, que afinal foram os grandes obreiros da história do Sporting Clube de Portugal, sendo aqui de salientar o nome de Francisco Lemos, que fez um magnifico trabalho na secção de Badminton, mas também homens como Alfredo Pinheiro, Alberto Cabaço, Carlos Lopes, Fernando Fernandes, Henrique Coelho, Rui Pinheiro, Pedro Félix, Ernesto Ferreira da Silva, António Feu, Tomané Alves entre outros que contactaram a Wiki, nem que tenha sido para uma pequena correcção.
Tudo isto vem a propósito da atribuição do Prémio Stromp na categoria Especial à Wiki Sporting, que não é mais do que o reconhecimento do trabalho de um pequeno grupo de sportinguistas do qual eu me orgulho de pertencer, juntamente com o Rui, o Nuno, o António, o Miguel, o Hugo e o Palas, em nome dos quais agradeço a distinção que muito nos honra, mas que também nos responsabiliza no sentido de fazermos cada vez mais e melhor. Afinal agora somos Stromps!
António Dias