Skip to main content
Época anterior:
Basquetebol 1989/90
Época seguinte:
Basquetebol 1991/92

Maldita cocaína

Basquetebol-Sporting-1990-91.jpg

A instabilidade no [[Basquetebol] do Sporting continuou, e pelo terceiro ano a direcção da secção mudou. Fernando José Ribeiro saiu, e Edgar Vital regressou, dois anos depois de ter saído, acabando assim com a hipótese da suspensão da modalidade, que chegou a ser colocada. Foi coadjuvado por Carlos Rodrigues, que veio da secção de Taekwondo. Mário Silva manteve-se como treinador principal.

O objectivo declarado da época era a manutenção, e de preparação para a época seguinte. O plantel contava com jovens jogadores portugueses, como António Moreira e Rui Vinagre, da selecção nacional de Esperanças. Com um orçamento entre os mais pequenos de todos os participantes na divisão principal, não foi possível assegurar o regresso de Flávio Nascimento, nem a continuidade de Tom Hovasse e Chris Jones, que estavam muito bem integrados na equipa e em Portugal. Era a situação normal com os jogadores americanos: ou não se integravam e eram recambiados, ou se integravam e tornavam-se cobiçados por clubes com outros argumentos financeiros. Em sua substituição chegaram Carl Davis e Tom Sewell. Por outro lado, o Sporting era praticamente a única equipa que não tinha jogadores naturalizados.

A época começou com a realização da segunda edição da Taça da Liga, apenas quatro dias depois da chegada dos americanos. Na primeira fase o Sporting apurou-se para a série dos segundos, ao ganhar ao Barreirense e perder com o Benfica. Na segunda fase perdeu os dois jogos, acabando em 6º lugar, melhor que o 11º da época anterior.

O Campeonato Nacional começou mal e acabou pior. O Sporting foi-se mantendo a meio da tabela, perdendo categoricamente jogos contra os adversários mais fortes, e perdendo alguns outros jogos por falta de uma pontinha de sorte. Em Fevereiro, na sequência de uma viagem pessoal à Bélgica, Carl Davis, que vinha estando em baixo de forma, acusou positivo para cocaína, sendo suspenso. Os regulamentos ditavam que qualquer substituto teria que cumprir o castigo, inviabilizando a contratação de outro poste. O Sporting perdeu os últimos seis jogos da fase regular, e caiu para 9º lugar. Se os primeiros oito foram disputar o play off, o Sporting teve que disputar o play out, em que se decidia que equipas se mantinham na 1ª divisão e quais desciam.

Mas antes do play out jogou-se a fase final da Taça de Portugal, que foi disputada em moldes diferentes. Depois dos 1/8 e 1/4 de final, Sporting foi disputar uma fase final entre quatro equipas. O Sporting perdeu a 1/2 Final contra a Ovarense, e foi disputar o 3º e 4º lugar contra o Benfica, traduzindo-se na derrota mais desnivelada da história dos confrontos entre os dois clubes: 120-61.

Foi um Sporting desmoralizado que defrontou o Imortal no fim de semana seguinte. Na fase inicial, tinha ganho ambos os jogos. Agora, na Nave de Alvalade, perdeu os dois primeiros jogos. E bastou o primeiro jogo em Albufeira, outra derrota, para confirmar o que já se esperava: o Sporting ia baixar de divisão, algo que tinha acontecido apenas uma vez antes na sua história, em 1944/45.

A época acabou com uma nota positiva: Sousa Cintra, quando confrontado com o boato que o Basquetebol iria acabar no Clube, disse "Com esta Direcção, nenhuma modalidade acabará no Clube. Portanto, o Basquetebol vai continuar. Vamos estabelecer um plano de recuperação, sem loucuras, mas de modo a prestigiar o Sporting. A descida à Segunda Divisão impõe um maior rigor na apreciação do problema, mas tal como aconteceu com o voleibol, o basquete trará ainda muitas alegrias aos sportinguistas.". Edgar Vital, por seu lado, disse "Desejo reafirmar a minha inabalável confiança no nosso Basquetebol. Agora que está em marcha a ideia de uma Cidade Desportiva, que inclui um Pavilhão, espero em breve ver o Pavilhão repleto de entusiastas do basquetebol do Sporting.".

Resumo da Época
Campeonato Nacional Taça de Portugal Taça da Liga
1º Play Out 6º classificado

Plantel

Jogador Posição Obs. CN TP TL Total P
J P J P J P J P J P

Legenda
CN=Campeonato Nacional; TP=Taça de Portugal; TL=Taça da Liga; P=Particular
Falta um jogo P na contabilidade. Há pontos de jogador desconhecido.

Secção

Nome Posição Observações
Edgar Vital Director da secção
Carlos Rodrigues Assessor da secção
José Veiga Massagista
Mário Silva Treinador principal
José Garção Treinador dos juniores
Mário Fonseca Treinador dos cadetes
Miguel Graciano Treinador minibasquetebol
Paulo Seccionista
Olímpio Godinho Seccionista
Mário Lima Seccionista
Valentim Neves Seccionista

Campeonato Nacional

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
1ª Fase


Class. Clube Jogos Vitórias Derrotas Cestos Pontos
SPORTING 22 8 14 1826-1880 30


Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
Play out

Taça de Portugal

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo

Taça da Liga

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo

Jogos particulares

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo

Links