João Mendonça Azevedo nasceu no Barreiro a 10 de Julho de 1915.
Principiou nos infantis do Barreirense, passou pelo Luso e chegou ao Sporting na temporada de 1935/36 para se tornar numa lenda do Clube, onde jogou durante 17 épocas, totalizando 565 jogos e tornando-se no jogador com mais títulos conquistados ao longo da sua carreira no Sporting. Foram 21 no total: 2 Campeonatos de Portugal, 4 Taças de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa, 7 Campeonatos Nacionais.
Por muitos considerado o melhor guarda-redes português de todos os tempos, fez parte da célebre equipa dos Cinco Violinos.
Jogou 19 vezes pela Selecção Nacional, entre as quais, um inesquecível jogo em que Portugal empatou na Alemanha, onde depois de uma exibição memorável, ganhou o epíteto de “O gato de Frankfurt”.
Autêntico herói na baliza, chegou a jogar depois de ter levado 12 pontos na cabeça, ou ao “pé coxinho” com um pé partido.
Mas a sua tarde de glória aconteceu a 17 de Novembro de 1946, numa Final do Campeonato de Lisboa contra o Benfica, quando fracturou a clavícula aos 43 minutos, saiu e Jesus Correia foi para a baliza até ao intervalo. Na segunda parte, reentrou aos 22 minutos com o braço ao peito, quando o resultado estava 1-1. O Sporting ganhou por 3-1 e Azevedo saiu em ombros. Numa outra ocasião, contra o Belenenses na final da Taça de Portugal, fracturou um pé e foi sem conseguir pôr o calcanhar no chão que continuou na baliza. Só sofreu um golo e o Sporting ganhou a Taça.
Terminou a sua carreira no Oriental, depois foi taxista no Barreiro e motorista em Londres, regressando a Portugal em 1982 onde viria a falecer a 3 de Janeiro de 1991.
To-mane 16:30, 10 Julho 2008 (WEST)