O Sporting Clube de Portugal chegou a 1983/84 com o estatuto de bicampeão nacional por equipas modalidade de Taekwondo em combate masculino, e vencedor do primeiro campeonato em combate feminino e em Hyongs. Chung Sun-Yong era o técnico responsável. O Sporting era claramente favorito a vencer de novo.
O figurino do Campeonato Nacional manteve-se, com a atribuição de três títulos por equipas: em Hyongs (técnica individual sem contacto físico), combate masculino e combate feminino. O Campeonato Nacional decorreu a 26 de maio de 1984 no Pavilhão de Alvalade, sob o olhar de uma entusiástica assistência.
As equipas leoninas foram as seguintes:
- Combate masculino: Alfredo Morais, Carlos Esteves, Paulo Reis, Domingos Teixeira, Gregório Gonçalves, Pedro Pereira, Raul Girão, Hélder Rodrigues, Francisco Canhão, Artur Pereira e João Monteiro
- Combate feminino: Isaura Gomes, Maria Helena Folgado, Maria Eduarda Carvalho, Sofia Norton de Matos, Maria da ConceiçãoPilar, Anabela Pilar e Cristina Rodrigues
- Hyongs: Alfredo Morais, Mário Catana, Isaura Gomes, Roberto Rebelo, Maria da ConceiçãoPilar, Carlos Mendes Sousa, Maria Eduarda Carvalho, João Monteiro, Hélder Rodrigues, Maria Helena Folgado
Em Hyongs, venceram pelo Sporting Alfredo Morais o 2º Kup, Roberto Rebelo o 3º Kup e Carlos Mendes Sousa o 4º Kup. Contabilizando os resultados dos outros atletas leoninos, coletivamente o Sporting ficou em 1º com 31 pontos, seguido pelos Bombeiros Voluntários de Loures com 21 e pela Academia de Sacavém com 11. Era o bicampeonato nacional por equipas de Hyongs, e o primeiro título do dia para o Sporting.
Em combates femininos, Maria Eduarda Carvalho venceu em médios, e Anabela Rodrigues em Pesados. Coletivamente, venceu mais uma vez o Sporting com 19 pontos, ficando o Seixal em 2º com 6 e os Pupilos do Exército e o Loures empatados em 3º com 3 pontos. Era também o bicampeonato nacional por equipas em combate feminino, e o segundo título do dia para o Sporting.
O momento alto do campeonato foi a realização dos combates masculinos. Pelo Sporting, Carlos Esteves venceu em Plumas, Pedro Pereira em Meios-médios, e Francisco Canhão em Pesados. Por equipas, o Sporting revalidou o título, com 32 pontos contra 13 do Loures e 10 do Seixal. O Sporting sagrava-se assim tricampeão nacional.
Ficaram assim três títulos coletivos em Alvalade, e oito individuais. O Sporting foi ainda vencedor do Troféu Conjunto, com 82 pontos contra 57 do Loures e 16 do Seixal. Os prémios de melhores atletas foram para os sportinguistas Carlos Esteves e Maria Eduarda Carvalho.