Skip to main content
Época anterior:
Boxe 1979
Época seguinte:
Boxe 1981

De novo campeões nacionais

Boxe-1980.jpg

Artur Lopes continuou a ser o capitão da secção de Pugilismo do Sporting Clube de Portugal. Ricardo Ferraz continuou a ser o treinador e coordenador técnico. A secção mantinha o amadorismo total.

As épocas de Boxe, que em muitos anos decorriam de janeiro a dezembro com uma interrupção no Verão, pelo menos neste ano seguiram o calendário usual noutras modalidades, terminando antes do Verão e começando em outubro ou novembro.

Ricardo Ferraz a orientar um treino.

Em fevereiro pugilistas do Sporting combateram em Badajoz, averbando duas vitórias por KO e uma derrota.

Os Campeonatos Regionais realizaram-se no início de março. Paquito, João Salgueiro, e Alfredo Galego venceram nas suas categorias, e Vítor Pereira e Joaquim Miranda venceram por falta de opositor. Carlos Manuel foi campeão na Série B. No entanto, a Associação de Boxe de Lisboa decidiu subir João Magalhães de categoria, sem o assentimento do Sporting. Com isso, ficou impossibilitado de ser também campeão. Para mais, vitórias sem oponente não contavam para o título coletivo, e era usual clubes não apresentarem a combate pugilistas que sabiam ir perder. Desta forma, Vítor Pereira e Joaquim Miranda não tiveram opositor, o Sporting ficou impossibilitado de alcançar o título coletivo, acabando vice-campeão.

João Miguel venceu o torneio BOXAN 80 em moscas, ao derrotar na final, realizada em Santander, o venezuelano Suarez. A seleção portuguesa ficou em 4º entre nove concorrentes.

O Campeonato Nacional foi organizado em maio em Ílhavo, com cinco pugilistas leoninos apurados. Num pavilhão sem policiamento onde o público provocou graves distúrbios, Paquito, João Salgueiro e Vítor Pereira venceram nas suas categorias, e assim, contra tudo e contra todos, o Sporting reconquistou o Campeonato Nacional por equipas que tinha perdido no ano anterior. Era o 6º Campeonato Nacional de Boxe do Sporting.

Em julho decorreu em Lisboa o Torneio Luva de Prata, com o Sporting a conquistar todos os troféus em disputa.

Em novembro a secção anunciou que passaria a desenvolver, para além do Boxe de competição, também a vertente educativa, para atletas sem intenções de competição. O Sporting passou assim a ser o primeiro clube português a oferecer as duas vertentes.

O torneio de Abertura decorreu em 5 e 6 dezembro. O Sporting decidiu não participar na segunda sessão, porque a Associação de Boxe de Lisboa decidiu pesar os pugilistas dia 4, contando para ambas as sessões, ou seja dois dias antes dos combates da segunda sessão, em desrespeito a todas as regras. No entanto, a morte do Primeiro Ministro Francisco Sá Carneiro dia 4 de dezembro levou ao adiamento da competição para o fim de semana seguinte, e mesmo assim não se realizou nova pesagem.

Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
João Miguel "Paquito" Galo Paulo Fernando Meio-médio
João Salgueiro Meio-médio ligeiro Alfredo Galego Pluma/ligeiro
João Magalhães Pluma Joaquim Miranda Pesado
Alfredo Miranda Peter Waigth Ligeiro
Vítor Pereira Médio Luís Magalhães
Carlos Manuel Série B José António Galo, Série B
A. Morais José António
Jorge Evangelista Meio-médio ligeiro Carlos Neto 63,5 kg iniciados
Francisco Martins 75 kg iniciados

Secção

Diretor Seccionistas Treinador
Artur José Guerreiro Lopes Fernando Peres
António Martins
Ricardo Ferraz
Matias Correia - adjunto

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Nacional individual

Regional individual

Outras provas

Combates

Links

  • Regressar à página principal do Boxe

Ver também