Skip to main content
Época anterior:
Ciclismo 1926
Época seguinte:
Ciclismo 1928

Na primeira Volta a Portugal

Alfredo de Sousa, Campeão Nacional de Velocidade

1927 ficou marcado na história do Ciclismo português como o ano em que pela primeira vez se realizou a Volta a Portugal em Bicicleta. A prova que foi organizada pelos jornais Os Sports e Diário de Noticias teve 18 etapas, disputando-se entre 26 de Abril e 15 de Maio, com 37 corredores à partida, 5 deles representando o Sporting Clube de Portugal, que obteve o 2º lugar por equipas.

Carlos Fonseca englobado na categoria do Fracos desistiu logo na 2ª etapa, depois de ter sido 4º classificado na tirada inicial. Alfredo de Sousa lesionou-se nos treinos, mas mesmo assim aguentou até à 7ª etapa, desistindo depois de ficar sem bicicleta. Manuel Rijo foi o mais regular, terminando em 9º lugar da classificação geral. Carlos Fernandes foi quem mais perto esteve de brilhar, obtendo o 2º lugar na 6ª etapa e dois terceiros lugares nas tiradas seguintes. João de Sousa foi 10º na geral e teve como melhor classificação um 4º lugar na 10ª etapa.

Já em Junho disputou-se a Taça Olímpica, uma corrida de100Km por equipas, com o Sporting a terminar no 3º lugar e João de Sousa a ser o melhor ciclista leonino, ocupando a 5ª posição na classificação individual.

No inicio de Agosto o Sporting ganhou a Taça União, numa competição onde João de Sousa foi 4º classificado e Alfredo de Sousa ficou em 5º lugar. Manuel Rijo fechou a equipa no 11º lugar, apesar de ter sido derrubado pelo público perto da chegada.

No campeonato Nacional de Fundo João de Sousa foi 3º classificado e Alfredo de Sousa ficou em 6º lugar.

Em Setembro disputou-se o VIII Porto-Lisboa que teve a participação de dois ciclistas leoninos. Alfredo de Sousa chegou a liderar a corrida à passagem por Leiria, mas depois fraquejou terminando no 4º lugar. Manuel Rijo também andou na frente, mas foi ultrapassado por João Francisco a cerca de 40km da meta e, acabou no 2º lugar.

Nos Campeonatos Regionais de Velocidade, Alfredo de Sousa foi 2º classificado e João de Sousa ficou em 3º lugar, garantindo ambos o apuramentos para os Nacionais, onde o primeiro viria a triunfar num duelo com o seu irmão que foi 2º classificado, desforrando-se ambos de Alfredo Piedade que lhes ganhara nos Regionais.

Em paralelo com os Nacionais de Velocidade, disputou-se o Grande Prémio do Outouno, onde os irmãos Sousa confirmaram as classificações obtidas na prova principal do programa.

Já em Outubro realizou-se a III Estafeta Coimbra-Lisboa. João de Sousa terminou o primeiro percurso na frente, mas à saída de Leiria Aníbal Cerqueira teve um acidente e o Sporting ficou arredado da corrida.

To-mane 11h11min de 11 de Abril de 2015 (WEST)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Prova Observações
Taça da União 100km

I Volta a Portugal

Classificação Geral Individual - Fortes

Classificação Ciclista Tempo Observações
Manuel Rijo 85,52,50h
10º João de Sousa 86,16,36h
16º Carlos Fernandes 91,17,36h
Alfredo de Sousa Desistiu na 7ª etapa

Classificação por equipas - Fortes

Posição Clube Tempo
Carcavelos
SPORTING

Classificação Geral Individual - Fracos

Classificação Ciclista Tempo Observações
Carlos Fonseca Desistiu na 2ª etapa

Clássica Porto-Lisboa

Classificação Ciclista Marca Observações
Manuel Rijo 14,47,23h
Alfredo de Sousa 15,11,00h

Campeões Nacionais

Ciclista Prova Marca Observações
Alfredo de Sousa 1000m

Outras Vitórias

Ciclista Prova Marca Observações
Alfredo de Sousa Grande Prémio do Outono