Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Ficheiro:Sporting-Taca-de-Portugal-de-Voleibol-Feminino.jpg |700px]] | [[Ficheiro:Sporting-Taca-de-Portugal-de-Voleibol-Feminino.jpg |700px]] | ||
− | Na época [[Voleibol Feminino 2024/25|2025/25]] o Voleibol | + | Na época [[Voleibol Feminino 2024/25|2025/25]] o [[Voleibol Feminino]] do Sporting entrou num novo ciclo sob o comando de [[Rui Pedro Silva]], depois de 7 anos em que [[Rui Pedro Costa ]] tinha trazido o Clube da 3ª divisão até à luta pelos títulos. |
A mudança resultou e o Sporting terminou a 1ª fase do Campeonato em 1º lugar e garantiu uma das vagas na final a quatro da Taça de Portugal, apesar do sorteio lhe ter colocado no caminho adversários fortes como o Porto Volei e o FC Porto. | A mudança resultou e o Sporting terminou a 1ª fase do Campeonato em 1º lugar e garantiu uma das vagas na final a quatro da Taça de Portugal, apesar do sorteio lhe ter colocado no caminho adversários fortes como o Porto Volei e o FC Porto. |
Revisão das 13h23min de 9 de março de 2025
Na época 2025/25 o Voleibol Feminino do Sporting entrou num novo ciclo sob o comando de Rui Pedro Silva, depois de 7 anos em que Rui Pedro Costa tinha trazido o Clube da 3ª divisão até à luta pelos títulos.
A mudança resultou e o Sporting terminou a 1ª fase do Campeonato em 1º lugar e garantiu uma das vagas na final a quatro da Taça de Portugal, apesar do sorteio lhe ter colocado no caminho adversários fortes como o Porto Volei e o FC Porto.
A fase decisiva da prova decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos nos dias 7 e 8 de Março de 2025, onde o Sporting chegou como o grande favorito, pois o Benfica tinha sido eliminado pelo Clube K e o Sp. Braga fora afastado pelo Vilacondense.
Nas meias finais o Sporting derrotou por 3-0 o Vilacondense, qualificando-se assim sem grandes dificuldades para a Final onde defrontou o Vit. Guimarães, que no outro jogo tinha derrotado o Clube K por 3-1.
No encontro decisivo o Sporting começou da melhor forma, ganhando categoricamente o primeiro set por 25-13. O segundo set começou da mesma forma e, as Leoas chegaram aos 20-10, mas aí adormeceram perante tantas facilidades seguindo-se um parcial de 1-7 que equilibrou o marcador, obrigando a equipa a acordar para vencer por 25-21.
Esta reação das vimaranenses fê-las acreditar e o terceiro set foi totalmente diferente com o Vitória a liderar o marcador até aos 9-14, altura em que o Sporting reagiu com um parcial de 7-0, seguindo-se a resposta da equipa minhota que voltou para a frente aos 16-17. Daí até ao fim imperou o equilíbrio e a emoção, pelo que o set teve de ir para as vantagens, com o Sporting quase sempre na frente a desperdiçar 4 bolas de jogo, enquanto o Vit. Guimarães também teve uma bola de set aos 25-26.
Com 28-27 Rui Pedro Silva jogou a sua cartada decisiva, abdicando da experiente distribuidora Ozge Kirdar para fazer entrar Sara Dias, com o intuito de fortalecer o bloco e foi precisamente assim que essa jogadora fez o ponto decisivo.
Estava assim consumada a conquista da 4ª Taça de Portugal da história do Voleibol Feminino do Sporting Clube de Portugal.
Data | Jornada | Jogo | Resultado | Ficha de jogo |
---|---|---|---|---|
18-01-2025 | 1/8 Final | SPORTING – PV Colégio Efanor | 3 – 1 | |
14-02-2025 | 1/4 Final | SPORTING – FC Porto | 3 – 1 | |
07-03-2025 | 1/2 Final | Vilacondense – SPORTING | 0 – 3 | |
08-03-2025 | Final | Vit. Guimarães – SPORTING | 0 – 3 |