Skip to main content
m
m
 
Linha 14: Linha 14:
 
==Contactos==
 
==Contactos==
 
*'''Morada:''' Rua Dr. Almeida Tojeiro, 16, 7940 Cuba
 
*'''Morada:''' Rua Dr. Almeida Tojeiro, 16, 7940 Cuba
*'''Telefone:''' 284 412 276
 
*'''Canal no Youtube:''' [http://www.youtube.com/user/sportingdecuba http://www.youtube.com/user/sportingdecuba]
 
  
 
[[Categoria:Filiais|Cuba]]
 
[[Categoria:Filiais|Cuba]]

Edição atual desde as 17h43min de 7 de março de 2025

Historial

Símbolo do SC de Cuba
Campo do SC de Cuba

O Sporting Clube de Cuba é a Filial nº 50 do Sporting Clube de Portugal. Foi fundado em 5 de Março de 1932 por José Joaquim Cabaça e alguns associados do extinto Sport Ginásio Cubense, a quem se juntaram estudantes, funcionários públicos e dos caminhos de ferro de Cuba. O Dr. Augusto Amado de Aguilar, posteriormente presidente do Sporting Clube de Portugal, redigiu os seus estatutos, sendo o campo de jogos do SC de Cuba nomeado em sua homenagem.

O Clube tem um palmarés local e regional importante, nomeadamente no atletismo, ciclismo, futebol e hóquei em patins, com títulos nacionais, regionais e distritais, além de outras prestações meritórias, constituindo indiscutivelmente um baluarte do Alentejo.

Nos anos 1940 o Sporting de Cuba chegou a declarar o seu afastamento da Casa Mãe e a sua desfiliação, mas em 1947 reconsiderou , continuando assim a ser Filial leonina.

Em 2006, o Sporting Clube de Cuba abandonou o futebol sénior devido a uma crise financeira que levou a um saneamento na colectividade, mantendo no entanto participação em todos os outros escalões masculinos: Juniores, Juvenis, Iniciados, e Infantis, tendo retomado em 2010/11.

O SC de Cuba venceu o Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Beja de Beja de seniores em 1978/79, sendo este o seu principal título.

Contactos

  • Morada: Rua Dr. Almeida Tojeiro, 16, 7940 Cuba