Skip to main content
Linha 15: Linha 15:
 
[[Utilizador:To-mane|To-mane]] ([[Utilizador Discussão:To-mane|discussão]]) 19h20min de 30 de maio de 2024 (WEST)
 
[[Utilizador:To-mane|To-mane]] ([[Utilizador Discussão:To-mane|discussão]]) 19h20min de 30 de maio de 2024 (WEST)
  
[[Ficheiro:Poster CN Andebol 2023.24.jpg]]
+
[[Ficheiro:Poster CN Andebol 2023.24.jpg|centre|]]
  
 
[[Categoria:Grandes Feitos do Andebol]]
 
[[Categoria:Grandes Feitos do Andebol]]

Revisão das 16h38min de 1 de junho de 2024

Campeoes andebol 24.jpg

Na época 2023/24 o Campeonato Nacional de Andebol adotou um novo formato, com os primeiros quatro classificados da fase inicial a ficarem qualificados para disputar o grupo de apuramento do Campeão, para onde arrancaram com metade dos pontos obtidos na fase anterior.

Na 1ª fase o Sporting realizou um percurso irrepreensível, vencendo todos os jogos e terminado com 9 pontos de avanço sobre os seus dois grandes rivais, mas os arredondamentos favoreceram o FC Porto e o Benfica reduzindo a vantagem dos Leões para 4 pontos na fase final e a primeira derrota do Sporting na prova, no jogo disputado no Dragão Caixa, deixou tudo em aberto para o confronto decisivo da última jornada, que se realizou no dia 25 de Maio de 2024, num Pavilhão João Rocha completamente cheio.

O jogo começou numa toada de parada e resposta mas com o FC Porto a liderar o marcador até aos 15 minutos, altura em que o Sporting passou para a frente quando Ricardo Costa apostou no 5x1 para desmontar o ataque portista. A partir daí o Sporting comandado pelo Capitão Salvador Salvador que marcou 9 golos neste jogo, começou a construir a sua vantagem e chegou ao intervalo a ganhar por 18-13, apesar de alguma dualidade de critérios da equipa de arbitragem que pareceu condicionada depois de no início do jogo ter mostrado o cartão vermelho a Salina por uma entrada violenta sobre Mamadou Gassama.

O Sporting entrou muito bem na 2ª parte e chegou aos 7 golos de vantagem, mas um parcial de 0-4 colocou o marcador em 21-18 relançando o jogo. No entanto os Leões reagiram bem e estabilizaram a sua vantagem nos 5/6 golos, o que parecia suficiente para um final tranquilo, mas uma exclusão de Christian Moga a pedido dos jogadores portistas que levaram os árbitros para a videoarbitragem, recolocou os portistas na discussão do jogo.

As lesões de Salvador Salvador e de Martim Costa e algum nervosismo que originou erros pouco habituais, chegaram a fazer tremer o Pavilhão João Rocha quando o FC Porto reduziu para a diferença mínima a 55 segundos do fim, mas Natán Suárez resolveu o campeonato na jogada seguinte, perante um Mitrevski descontrolado que tentou convencer os árbitros de que a bola não tinha entrado, sem que estes tivessem atuado disciplinarmente perante o mau perder dos portistas.

Com 15 segundos para jogar e o resultado em 35-33, Rui Silva pôs a bola no chão apresentando a rendição dos portistas perante a indiscutível e merecida vitória do Sporting, que assim selou a conquista do seu 22º título de Campeão Nacional de Andebol.

To-mane (discussão) 19h20min de 30 de maio de 2024 (WEST)

Poster CN Andebol 2023.24.jpg