Skip to main content
(criação)
(Sem diferenças)

Revisão das 07h07min de 29 de abril de 2018

Época anterior:
Tiro à Bala 1931
Época seguinte:
Tiro à Bala 1933

Bicampeões nacionais

Francisco Rafael Rodrigues Júnior era o capitão da secção de Tiro à Bala do Sporting Clube de Portugal, desde a sua criação.

Em junho teve lugar o V Match Latino, onde normalmente diversos atiradores leoninos eram selecionados para representarem Portugal. Neste ano, no entanto, dois dos habitualmente convocados estavam doentes, e Rafael Afonso de Sousa estava absorvido pelos treinos de preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, onde iria participar em provas de Pentatlo e Tiro. Assim, apenas Francisco Rafael Rodrigues Júnior foi chamado, para a equipa de pistola.

Rafael Afonso de Sousa foi insistentemente convidado para participar nos Jogos Olímpicos, tendo sido o único representante do Sporting em Los Angeles. Numa das provas de preparação de Pentatlo, terá igualado o recorde do mundo em Tiro. Em Los Angeles obteve o 7º lugar no Tiro de Pistola a 25 metros e o 22º lugar no Pentatlo Moderno.

Os Campeonatos Distritais de Lisboa decorreram em julho e agosto, com o Sporting a vencer as provas de Espingarda e de Espingarda a 300m através de António José Baptista, e de Pistola Livre a 50m e de pistola de Guerra a 25m através de Francisco Rafael Rodrigues Júnior.

A secção decidiu concorrer em provas regionais de outros distritos. Em setembro, na deslocação a Setúbal Francisco Rafael Rodrigues Júnior sagrou-se campeão distrital de Espingarda de Guerra, e a equipa ganhou ainda as Taças Câmara Municipal de Setúbal e Comissão de Iniciativa de Setúbal.

O Concurso de Tiro de Lisboa, organizado pela Federação de Tiro Nacional Português, e que conferia o título nacional por equipas, para além de diversos outros títulos, decorreu em outubro. A equipa do Sporting, que no ano anterior tinha reconquistado o Campeonato Nacional. Em 1932 repetiu o feito, que conquistava assim pela 3ª vez. A equipa de Pistola venceu a Taça António Montês, e o jovem Mariano de Oliveira Feio sagrou-se campeão nacional da juventude em Espingarda de Guerra a 300m.


Figuras

Secção

Capitão
Francisco Rafael Rodrigues Júnior

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Francisco Rafael Rodrigues Júnior António José Baptista
Rafael Afonso de Sousa António Joaquim
Mariano Feio

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Nacional individual

  • Campeonatos de Portugal
    • Espingarda de Guerra 300m, categoria Juventude: Mariano Feio

Regional individual

Outras provas

  • Campeonatos de Setúbal
    • Taça Câmara Municipal de Setúbal
    • Taça Comissão de Iniciativa de Setúbal

Links