Skip to main content
(criação)
(Sem diferenças)

Revisão das 17h09min de 4 de fevereiro de 2018

Época anterior:
Basquetebol 2014/15
Época seguinte:
Basquetebol 2016/17

A lutar por títulos

Equipa Sub 14 M

A direção da secção de Basquetebol do Sporting voltou a sofrer mudanças com a passagem da modalidade a oficial. O histórico António Feu, presidente da Assembleia Geral da antiga Associação de Basquetebol do SCP, passou a dirigir a secção, após a saída de Pedro Antunes. Jorge Patinho continuou responsável diretivo pelos escalões de formação, e Paulo Mendes manteve-se como coordenador técnico da formação. Esta foi a primeira época depois do fim da equipa sénior feminina, que era a bandeira da modalidade no Sporting, e assim colocavam-se algumas incertezas acerca do seu funcionamento, e mesmo do seu futuro.

O Sporting manteve equipas de minibasquetebol, Sub14 M-B e Sub 13 M, Sub14 masculinos e femininos, e introduziu equipas Sub 16 masculinos e femininos. Como parte da estratégia, as equipas Sub 16 eram constituídas por jogadores de 1º ano, de modo a permitir o crescimento sustentado dos escalões.

A equipa de Sub 16 masculinos ficou em 8º lugar no Campeonato Distrital de Lisboa em 52 participantes, o que demonstrava bem o seu potencial, visto que as equipas de topo eram naturalmente formadas maioritariamente por jogadores mais velhos. A equipa de Sub 16 feminina, no entanto, viu muitos dos seus elementos abandonarem, consequência do fim da equipa feminina sénior que levou a alguma desmotivação. Assim, ficou em 12º em 19 equipas.

A equipa de Sub 14 M teve um comportamento brilhante, chegando à Final Four do Campeonato Distrital, onde acabou por ficar em 3º lugar. Isso proporcionou-lhe a oportunidade de participar na fase inicial do Campeonato Nacional, transitando depois para a Taça Nacional, onde disputou a final, acabando derrotada. Em qualquer dos casos, ao dim de três anos de existência, este escalão já estava a lutar por títulos.

Figuras

Secção

Nome Posição Observações
António Feu Diretor
Jorge Patinho Vogal
Nuno Barradas Vogal
Miguel Galvão Vogal
Paulo Doce de Moura Vogal
Estrutura técnica
Paulo Mendes Coordenador da formação
João Lima Treinador sub 16 masculinos
Ricardo Fernandes Treinador sub 14 masculinos
Miguel Borges Treinador sub 16 e 14 femininos
Miguel Freire Treinador adjunto sub 16 e 14 femininos
Inês Vasconcelos Fisioterapeuta


Contactos

Links