Revisão das 22h45min de 14 de julho de 2016
Figo
Figo começou a jogar no Sporting com 13 anos de idade e depressa passou a fazer parte das seleções nacionais jovens, somando internacionalizações em todas as categorias, e sagrando-se campeão europeu de sub 17 em 1989, e campeão mundial de sub 20 em 1991.
A 1 de Abril de 1990 com apenas 17 anos, foi lançado na equipa principal do Sporting, mas só na época de 1991/92 é que se impôs definitivamente como titular, chegando então à seleção principal que viria a representar 127 vezes, tornando-se no futebolista mais internacional de sempre por Portugal, até ser ultrapassado por Cristiano Ronaldo.
Rapidamente passou a ser uma das maiores figuras da equipa do Sporting, totalizando 161 jogos oficiais, nos quais marcou 23 golos, despedindo-se do clube numa final da Taça de Portugal disputada no dia 10 de Junho de 1995, em que o Sporting ganhou por 2-0 ao Marítimo.
Arrancou aí para uma carreira internacional ao mais alto nível, ao serviço de grandes clubes como Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, atingindo o seu ponto máximo quando conquistou os prémios Bola de Ouro 2000 do France Football e Melhor Jogador do Mundo - FIFA 2001.
Cristiano Ronaldo
Descoberto pelo Sporting na Madeira, Cristiano Ronaldo chegou a Alvalade com apenas 12 anos de idade e apesar das dificuldades que teve em adaptar-se a uma nova realidade vivendo sozinho em Lisboa, a sua ambição e enorme força de vontade tudo superaram e rapidamente começou a queimar etapas no seu processo de formação, jogando sempre nas equipas do escalão acima do seu e chegando às seleções nacionais jovens.
O seu enorme talento não passou despercebido ao olho clínico do treinador Lazlo Boloni, que o topou mal chegou ao Sporting, fazendo-o alinhar em 5 jogos da pré-época de 2001/02. No entanto nessa altura considerou-se que era preferível mantê-lo na equipa de Juniores, pois ele tinha apenas 16 anos e ainda era Juvenil.
Na temporada seguinte o salto foi inevitável e no final dessa época totalizou 31 jogos oficiais pela equipa principal, nos quais marcou 5 golos, números notáveis para um Júnior de primeiro ano, que já começava a despertar o interesse dos grandes clubes europeus.
O salto aconteceu no dia 6 de Agosto de 2003, quando o Sporting ganhou por 3-1 ao Manchester United, no jogo de inauguração do novo Estádio José Alvalade, com Cristiano Ronaldo a dar um verdadeiro festival de bola, pelo que o clube inglês acionou a cláusula de rescisão do seu contrato, que estava fixada no valor de 15 milhões de Euros, levando-o para Manchester onde lhe foi entregue a mítica camisola 7.
Daí para a frente Cristiano Ronaldo não parou de crescer, tornando-se no melhor futebolista português de todos os tempos e num dos melhores de sempre na história do futebol mundial, batendo recordes atrás de recordes e superando-se época após época, primeiro no Manchester United e depois no Real Madrid.
Sócio nº 100000 do Sporting Clube de Portugal e grande símbolo da excelência da formação do futebol leonino, Cristiano Ronaldo somou um sem número de prémios individuais. com realce para 3 Bolas de Ouro que o distinguiram como o melhor futebolista do mundo em 2008, 2013 e 2014, isto para além de se ter tornado no primeiro jogador a ganhar 4 Botas de Ouro na qualidade de melhor marcador dos campeonatos que se disputam na Europa.