Skip to main content
Linha 10: Linha 10:
  
 
Nessa mesma época é um dos jogadores que participa na conquista da conquista da [[Conquista da Taça das Taças em Hóquei em Patins - 1985|Taça das Taças]].
 
Nessa mesma época é um dos jogadores que participa na conquista da conquista da [[Conquista da Taça das Taças em Hóquei em Patins - 1985|Taça das Taças]].
 +
 +
José Carlos continuaria no [[Sporting Clube de Portugal]] até ao final da sua carreira como jogador, o que aconteceu na época [[Hóquei em Patins 1988/89|1988/89]].
 +
 +
Nessas cinco temporadas enquanto jogador do [[Sporting Clube de Portugal|Sporting]] conquistou um Campeonato Nacional e uma [[Conquista da Taça das Taças em Hóquei em Patins - 1985|Taça das Taças]].
 +
 +
É precisamente na sua última época como jogador, que José Carlos inicia a sua carreira de treinador, assumindo a orientação da equipa leonina a partir de Março de 1989 e até ao final da época, em substituição de [[António Livramento]].
 +
 +
Nesse período em que foi treinador/jogador levou a equipa à final da Taça dos Campeões Europeus.
 +
 +
Na sua primeira temporada enquanto só treinador, [[Hóquei em Patins 1989/90|1989/90]], conduz a equipa à conquista da Taça de Portugal, para na temporada seguinte conquistar a [[Conquista da Taça das Taças em Hóquei em Patins - 1991|Taça das Taças]], que viria a prevalecer como o último título europeu do [[Hóquei em Patins]] leonino durante os 24 anos seguintes.
 +
 +
Em [[Hóquei em Patins 1991/92|1991/92]] José Carlos é substituído do comando técnico da equipa por João Campelo, mas temporada não corre bem aos Leões e José Carlos acaba por regressar a Alvalade a partir da segunda volta da liguilha.
 +
 +
Na época de [[Hóquei em Patins 1992/93|1992/93]], com José Carlos ao comando, a equipa parece registar um aumento de forma, mas esse aumento de forma foi apenas aparente e o canto do cisne acabaria por ser a presença na final da Taça de Portugal na temporada seguinte.
 +
 +
O desinvestimento do Clube na modalidade era mais que evidente e mesmo com profissionais de mão cheia como José Carlos, nada poderia ser feito que contrariasse o encerramento da Secção em [[Hóquei em Patins 1994/95|1994/95]].
 +
 +
Como treinador do [[Sporting Clube de Portugal]] José Carlos conquistou uma Taça de Portugal e uma [[Conquista da Taça das Taças em Hóquei em Patins - 1991|Taça das Taças]].
  
 
[[Categoria:Hoquistas]]
 
[[Categoria:Hoquistas]]
 
[[Categoria:Treinadores de Hóquei em Patins]]
 
[[Categoria:Treinadores de Hóquei em Patins]]

Revisão das 11h33min de 28 de maio de 2015

Dados de José Carlos (hóquei) JoséCarlosHP.jpg
Nome José Carlos
Nascimento
Naturalidade Portugal - 
Posição Jogador e Treinador de Hóquei em Patins

Internacional de créditos firmados, tendo sido Campeão do Mundo em 1982 ao serviço da Selecção Nacional, José Carlos é anunciado oficialmente como reforço da equipa de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal para a época 1984/85 a 01 de Agosto de 1984.

Nessa mesma época é um dos jogadores que participa na conquista da conquista da Taça das Taças.

José Carlos continuaria no Sporting Clube de Portugal até ao final da sua carreira como jogador, o que aconteceu na época 1988/89.

Nessas cinco temporadas enquanto jogador do Sporting conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça das Taças.

É precisamente na sua última época como jogador, que José Carlos inicia a sua carreira de treinador, assumindo a orientação da equipa leonina a partir de Março de 1989 e até ao final da época, em substituição de António Livramento.

Nesse período em que foi treinador/jogador levou a equipa à final da Taça dos Campeões Europeus.

Na sua primeira temporada enquanto só treinador, 1989/90, conduz a equipa à conquista da Taça de Portugal, para na temporada seguinte conquistar a Taça das Taças, que viria a prevalecer como o último título europeu do Hóquei em Patins leonino durante os 24 anos seguintes.

Em 1991/92 José Carlos é substituído do comando técnico da equipa por João Campelo, mas temporada não corre bem aos Leões e José Carlos acaba por regressar a Alvalade a partir da segunda volta da liguilha.

Na época de 1992/93, com José Carlos ao comando, a equipa parece registar um aumento de forma, mas esse aumento de forma foi apenas aparente e o canto do cisne acabaria por ser a presença na final da Taça de Portugal na temporada seguinte.

O desinvestimento do Clube na modalidade era mais que evidente e mesmo com profissionais de mão cheia como José Carlos, nada poderia ser feito que contrariasse o encerramento da Secção em 1994/95.

Como treinador do Sporting Clube de Portugal José Carlos conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça das Taças.