Skip to main content
m (ref)
m (informação)
Linha 2: Linha 2:
 
[[Imagem: logoscps.jpg |thumb|right|Símbolo do Sporting Clube do Porto Santo]]
 
[[Imagem: logoscps.jpg |thumb|right|Símbolo do Sporting Clube do Porto Santo]]
  
Fundado a 14 de Setembro de 1974 (apesar de a [http://www.sporting.pt/GrupoSCP/Filiais/GrupoSCP_Filiais.asp página oficial] do [[Sporting Clube de Portugal]] referir 16 de Setembro de 1976), o Sporting Club do Porto Santo nasceu como tantos outros clubes de bairro espalhados pelo país. Como sempre, a ideia surgiu de um abnegado grupo de amigos e amantes do desporto, principalmente do futebol <ref>A maioria do texto foi retirado, com autorização do Clube, do site oficial do Sporting Clube do Porto Santo http://www.sportingportosanto.com/</ref>.
+
Fundado a 14 de Setembro de 1974 (apesar de a [http://www.sporting.pt/GrupoSCP/Filiais/GrupoSCP_Filiais.asp página oficial] do [[Sporting Clube de Portugal]] referir 16 de Setembro de 1976), o Sporting Club do Porto Santo nasceu como tantos outros clubes de bairro espalhados pelo país. Como sempre, a ideia surgiu de um abnegado grupo de amigos e amantes do desporto, principalmente do futebol <ref>A maioria da informação foi retirada, com autorização do Clube, do site oficial do Sporting Clube do Porto Santo http://www.sportingportosanto.com/</ref>.
 
   
 
   
 
A pouco e pouco o sonho do pequeno clube foi-se tornando realidade. Entretanto, filiou-se na Associação de Desportos dos Porto Santo e adoptou o nome e as cores de um dos clubes mais prestigiados do país, o [[Sporting Clube de Portugal]]. Daí para a frente a motivação foi crescendo, pois os resultados desportivos eram bastante animadores.
 
A pouco e pouco o sonho do pequeno clube foi-se tornando realidade. Entretanto, filiou-se na Associação de Desportos dos Porto Santo e adoptou o nome e as cores de um dos clubes mais prestigiados do país, o [[Sporting Clube de Portugal]]. Daí para a frente a motivação foi crescendo, pois os resultados desportivos eram bastante animadores.

Revisão das 10h41min de 16 de maio de 2010

História

Símbolo do Sporting Clube do Porto Santo

Fundado a 14 de Setembro de 1974 (apesar de a página oficial do Sporting Clube de Portugal referir 16 de Setembro de 1976), o Sporting Club do Porto Santo nasceu como tantos outros clubes de bairro espalhados pelo país. Como sempre, a ideia surgiu de um abnegado grupo de amigos e amantes do desporto, principalmente do futebol [1].

A pouco e pouco o sonho do pequeno clube foi-se tornando realidade. Entretanto, filiou-se na Associação de Desportos dos Porto Santo e adoptou o nome e as cores de um dos clubes mais prestigiados do país, o Sporting Clube de Portugal. Daí para a frente a motivação foi crescendo, pois os resultados desportivos eram bastante animadores.

O passo seguinte foi a criação dos estatutos e a sua legalização. No dia 16 de Setembro de 1976, no cartório Notarial do Porto Santo, cria-se a associação com a denominação de SCPS – Sporting Club do Porto Santo. Conforme a escritura, trata-se de “uma associação desportiva, recreativa e cultural” e que “manterá rigorosa isenção perante credos políticos e religiosos”.

O Diário da República de 4 de Novembro de 1976, III Série, Número 258, nas páginas 10579 e 10580 ratificará a legalização do clube. Nesse mesmo ano, a agora extinta Junta Geral cedeu ao clube um imóvel e terrenos a ele circundantes para que o clube pudesse exercer as suas actividades.

Jogadores de futsal do Sporting Clube do Porto Santo

Já em 1979, o SC de Porto Santo tinha 50 sócios e quase uma centena de atletas distribuídos pelas seguintes modalidades: futebol de onze e de cinco, andebol e atletismo. O clube, entretanto, ia crescendo e amealhando algumas vitórias. Na época de 1982/83 conseguiu vencer o Torneio de Abertura, Campeonato e Taça do Porto Santo em futebol. Nessa mesma época venceu o “Regionalito”, torneio de futebol inter-concelhos no escalão de iniciados que se realizava anualmente na vizinha ilha da Madeira.

Era desejo do SC do Porto Santo tornar-se filial do Sporting Clube de Portugal. Os contactos estabelecem-se e a 8 de Junho de 1984 torna-se na filial nº 144, passando a receber regularmente o jornal oficial do Sporting, bem como documentação específica. A 23 de Novembro de 1986 o clube foi visitado por uma representação prestigiada do Sporting Clube de Portugal. Entretanto, o clube formalizou a sua inscrição na Associação de Futebol do Funchal e daí em diante foi sempre crescendo.

Na época de 1993/94 o clube dispunha das modalidades de ciclismo (escalões: sénior, júnior e cadetes) futebol de salão e futebol de sete. Um ano depois introduziu as camadas jovens de futebol de cinco e o futebol de onze na categoria de veteranos.

Em Abril de 1995 o clube adquiriu, com o apoio do IDRAM (Instituto do Desporto da região Autónoma da Madeira), da autarquia local e de outros patrocinadores, uma carrinha para o desenvolvimento das suas actividades. Em 1999 o clube, face às suas necessidades, adquiriu uma segunda carrinha. Um ano depois adquiriu uma viatura ligeira.

Equipa de ténis de mesa finalista da Supertaça em 2008

A 12 de Setembro de 1996 o SCPS, por deliberação do Conselho de Governo da Região Autónoma da Madeira, é declarado instituição de “Utilidade Pública”, conforme consta da resolução nº 1221/96, lavrada no Jornal Oficial da Região (I série – número 105; de 23 de Setembro de1996).

Na época de 1997/98 a equipa de futebol do SCPS conquista o seu lugar no Campeonato Regional da 1ª Divisão, alcançando o 8º lugar entre onze equipas. Na época de 1998/99, o clube quedou-se pelo 10º lugar, descendo à 2ª Divisão Regional.

Em 2008, o SC do Porto Santo foi finalista derrotado frente ao Sporting Clube de Portugal na Supertaça José Manuel Amaro de ténis de mesa.

O Presidente da Direcção do Sporting Clube do Porto Santo, José Manuel Ponte Abreu Oliveira, disse na cerimónia de tomada de posse em Setembro de 2009 que «vão ser dois anos difíceis, os quais vamos atravessar com a dificuldade económica», resultado do período complicado que todos estão a passar», avançou. No entanto, segundo disse, o Clube não vai parar e o presidente dos “leões” do Porto Santo quer que um dos objectivos seja “a manutenção das suas equipas nos campeonatos que disputam e que os mesmos não entrarem em loucuras”.

Na época 2009/2010 o Sporting Clube do Porto Santo, disputou em ténis de Mesa o Campeonato Nacional da primeira divisão masculina, e no Futsal o Campeonato Regional da primeira divisão masculina.

No seu espólio o SCPS conta com um total de 450 trofeus.

Referências

  1. A maioria da informação foi retirada, com autorização do Clube, do site oficial do Sporting Clube do Porto Santo http://www.sportingportosanto.com/

Contactos