Skip to main content
m
m
Linha 2: Linha 2:
 
{{Dados do jogador   
 
{{Dados do jogador   
 
|nome            =Edgar Figueiredo Vital
 
|nome            =Edgar Figueiredo Vital
|data_nascimento =11 de Janeiro de 1947
+
|data_nascimento =14 de Janeiro de 1947
 
|naturalidade    =Lisboa
 
|naturalidade    =Lisboa
 
|posicao        = Dirigente de basquetebol
 
|posicao        = Dirigente de basquetebol

Revisão das 19h00min de 4 de julho de 2014

Este artigo encontra-se em construção ou reformulação.
Pode ajudar a Wiki Sporting expandindo-o você mesmo ou entrando em contacto com a administração.
Dados de Edgar Vital Edgar-Vital-1968.jpg Edgar-Vital-2013.jpg
Nome Edgar Figueiredo Vital
Nascimento 14 de Janeiro de 1947
Naturalidade Lisboa - 
Posição Dirigente de basquetebol

Edgar Vital tem uma ligação de muitas décadas ao Basquetebol do Sporting Clube de Portugal, como jogador, treinador, e dirigente.

Começou a praticar a modalidade com 15 anos, em 1962, no escalão de infantis do Sporting, passando depois a júnior, onde em 1964/65 foi Campeão Regional e Metropolitano, e no ano seguinte novamente Campeão Regional pelo mesmo escalão. Em 1965/66, ainda júnior, começou a treinar com a equipa sénior, à qual se juntou definitivamente no final da época. Esteve dois anos sem jogar, em que foi treinador das camadas jovens e da equipa feminina, que levou à conquista do Campeonato Nacional da 2ª divisão em 1969/70. Regresso à equipa sénior principal em 1971/72.

Em 1968, enquanto jogador sénior, foi um dos técnicos ligados aos três centros de formação então criados, coordenados por Zé Mário. Na época seguinte, foi o treinador da equipa feminina que ganhou o Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Em 1995, altura da suspensão desta modalidade, era o director da secção de Basquetebol do Sporting Clube de Portugal.

Depois de vários anos de tentativas e sondagens nesse sentido, foi, juntamente com o Dr. Jaime Brito da Torre, o grande impulsionador do regresso do Basquetebol ao Sporting Clube de Portugal em 2012/13, como Presidente da secção.

Pertenceu aos corpos gerentes do conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Liga dos Clubes de Basquetebol.

Recebeu o Prémio Stromp em 1993 na categoria dedicação, e o prémio Juba de Leão em 2013, atribuído pelo Núcleo Sportinguista do Concelho de Mafra.