Skip to main content
Linha 7: Linha 7:
 
==O profissionalismo==
 
==O profissionalismo==
 
[[Imagem:Ciclismo66.JPG |thumb|left|<center>A equipa do Sporting</center>]]
 
[[Imagem:Ciclismo66.JPG |thumb|left|<center>A equipa do Sporting</center>]]
Em relação ao ano anterior não houve grandes alterações nesta secção que passou a ser a única profissional a par do [[Futebol]]. Assim apenas se verificou a saída de [[Agostinho Correia]] e o regresso de [[Luís Birrento Gonçalves|Luís Birrento]].
+
Em relação ao ano anterior não houve grandes alterações no quadro de ciclistas. Assim apenas se verificou a saída de [[Agostinho Correia]] e o regresso de [[Luís Birrento Gonçalves|Luís Birrento]], mantendo-se a aposta nas categorias de Amadores.
  
No início da época o Sporting ficou em 3º lugar no Challenge Drink em Barcelona.
+
No entanto este foi um ano marcado por uma significativa alteração na secção de [[Ciclismo]] do Sporting que passou a ser a única profissional a par do [[Futebol]], pelo que a atividade da equipa intensificou-se alargando-se a provas no estrangeiro
 +
 
 +
No início da época o Sporting ficou em 3º lugar no Challenge Drink que se disputou em Barcelona, onde [[João Roque]] foi 9º classificado. Os ciclistas leoninos beneficiaram da rodagem ganha nesta competição e assim dominaram por completo o Grande Prémio Robbialac, uma competição por etapas que já tinha algum prestígio no nosso País, e que foi ganha pelo Sporting e por [[Manuel Correia]].
 +
 
 +
Seguiu-se a Volta a Maiorca, onde [[João Roque]] discutiu a vitória até ao fim, terminando no 2º lugar da geral atrás do basco Juan María Uribezubia, apesar de lhe ter faltado o apoio da equipa, que falhou no contra-relógio coletivo que abriu a prova e principalmente na 3ª etapa no final da qual só restou [[João Rosa]].
  
 
==Secção do Ciclismo==
 
==Secção do Ciclismo==

Revisão das 11h52min de 11 de abril de 2021

Este artigo encontra-se em construção ou reformulação.
Pode ajudar a Wiki Sporting expandindo-o você mesmo ou entrando em contacto com a administração.
Época anterior:
Ciclismo 1965
Época seguinte:
Ciclismo 1967

O profissionalismo

A equipa do Sporting

Em relação ao ano anterior não houve grandes alterações no quadro de ciclistas. Assim apenas se verificou a saída de Agostinho Correia e o regresso de Luís Birrento, mantendo-se a aposta nas categorias de Amadores.

No entanto este foi um ano marcado por uma significativa alteração na secção de Ciclismo do Sporting que passou a ser a única profissional a par do Futebol, pelo que a atividade da equipa intensificou-se alargando-se a provas no estrangeiro

No início da época o Sporting ficou em 3º lugar no Challenge Drink que se disputou em Barcelona, onde João Roque foi 9º classificado. Os ciclistas leoninos beneficiaram da rodagem ganha nesta competição e assim dominaram por completo o Grande Prémio Robbialac, uma competição por etapas que já tinha algum prestígio no nosso País, e que foi ganha pelo Sporting e por Manuel Correia.

Seguiu-se a Volta a Maiorca, onde João Roque discutiu a vitória até ao fim, terminando no 2º lugar da geral atrás do basco Juan María Uribezubia, apesar de lhe ter faltado o apoio da equipa, que falhou no contra-relógio coletivo que abriu a prova e principalmente na 3ª etapa no final da qual só restou João Rosa.

Secção do Ciclismo

Nome Cargo Observações
José Carlos Basílio de Oliveira Diretor
Arnaldo Alves Gomes Seccionista
Manuel Tiago Seccionista
António Joaquim Gonçalves Seccionista
Silvério José Seccionista
Manuel Graça Treinador

Vitórias do Clube

Competição Escalão Prova Observações
Grande Prémio Robbialac Independentes

Outras Vitórias

Ciclista Prova Marca Observações
Albano Ferrer 1ª Prova do Regional de Fundo Independentes
Leonel Miranda 2ª Prova do Regional de Fundo Independentes
Manuel Correia Grande Prémio Robbialac Independentes