Skip to main content
m (uma edição)
Linha 18: Linha 18:
  
 
[[Categoria:Jogadores]]
 
[[Categoria:Jogadores]]
 +
 +
[[Categoria:Capitães]]

Revisão das 00h54min de 21 de setembro de 2008

João Mendonça Azevedo, nasceu no Barreiro em 10 de Julho de 1915.

Principiou nos infantis do Barreirense, passou pelo Luso e chegou ao Sporting na temporada de 1935/36 para se tornar numa lenda do Clube, onde jogou durante 17 épocas, totalizando 565 jogos e tornando-se no jogador com mais títulos conquistados ao longo da sua carreira no Sporting. Foram 21 no total, 2 Campeonatos de Portugal, 4 Taças de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa, 7 Campeonatos Nacionais.

Por muitos considerado o melhor guarda-redes português de todos os tempos, fez parte da célebre equipa dos Cinco Violinos e jogou 19 vezes pela Selecção Nacional, entre as quais um inesquecível jogo em que Portugal empatou na Alemanha, e onde depois de uma exibição memorável, ganhou o epíteto de “O gato de Frankfurt”.

Autêntico herói na baliza, chegou a jogar depois de ter levado 12 pontos na cabeça, ou ao “pé coxinho” com um pé partido.

Mas a sua tarde de glória aconteceu a 17 de Novembro de 1946, numa Final do Campeonato de Lisboa contra o Benfica, quando fracturou a clavícula aos 43 minutos, saiu e Jesus Correia foi para a baliza até ao intervalo. Na segunda parte reentrou aos 22 m com o braço ao peito, quando o resultado estava 1-1. O Sporting ganhou por 3-1 e Azevedo saiu em ombros.

Numa outra ocasião, contra o Belenenses na final da Taça de Portugal, fracturou um pé e foi sem conseguir pôr o calcanhar no chão que continuou na baliza. Só sofreu um golo e o Sporting ganhou

Terminou a sua carreira no Oriental, depois foi taxista no Barreiro e motorista em Londres, regressando a Portugal em 1982 onde viria a falecer a 3 de Janeiro de 1991.

To-mane 16:30, 10 Julho 2008 (WEST)