|
|
Linha 35: |
Linha 35: |
| Posteriormente o atleta do Benfica Eduardo Albuquerque foi desclassificado por não reunir as condições para participar nesta categoria, pelo que os 5 títulos que tinha conquistado foram atribuídos aos atletas do Sporting a saber: nos Regionais Francisco Marques no Lançamento do Disco, José Barbosa no Lançamento do Martelo e [[Fernando Vaz (atletismo)|Fernando Vaz]] no Lançamento do Dardo; nos Nacionais Francisco Marques no Lançamento do Disco e José Barbosa no Lançamento do Martelo. | | Posteriormente o atleta do Benfica Eduardo Albuquerque foi desclassificado por não reunir as condições para participar nesta categoria, pelo que os 5 títulos que tinha conquistado foram atribuídos aos atletas do Sporting a saber: nos Regionais Francisco Marques no Lançamento do Disco, José Barbosa no Lançamento do Martelo e [[Fernando Vaz (atletismo)|Fernando Vaz]] no Lançamento do Dardo; nos Nacionais Francisco Marques no Lançamento do Disco e José Barbosa no Lançamento do Martelo. |
| | | |
− | Nos Regionais de Juniores o Sporting dominou por completo, com os seus atletas a conquistarem 12 títulos. Carlos Graça nos 100 e 200m, João Coutinho nos 400m, Adelino Monteiro nos 800m, Jones Fernandes nos 1500m, José Simões nos 5000m, [[José Cameira]] nos 300m barreiras, [[José Baptista (atletismo)|José Baptista]] no Salto em Altura, [[Fernando Ponce]] no Salto em Comprimento, [[Álvaro Mendes (atletismo)|Álvaro Mendes]] no Triplo Salto e as equipas das estafetas dos 4x100m e dos 4x400m foram os vencedores leoninos. | + | Nos Regionais de Juniores o Sporting dominou por completo, com os seus atletas a conquistarem 12 títulos. Carlos Graça nos 100 e 200m, João Coutinho nos 400m, Adelino Monteiro nos 800m, Jones Fernandes nos 1500m, José Simões nos 5000m, [[José Cameira]] nos 300m barreiras, [[José Baptista (atletismo)|José Baptista]] no Salto em Altura, [[Fernando Ponce]] no Salto em Comprimento, [[Álvaro Mendes (atletismo)|Álvaro Mendes]] no Triplo Salto e as equipas das estafetas dos 4x100m e dos 4x400m foram os Campeões do Sporting. |
| | | |
− | A superioridade do Sporting manteve-se nos Nacionais de Juniores, onde para além da vitória coletiva, Carlos Graça, Adelino Monteiro, Jones Fernandes, [[José Cameira]], [[Fernando Ponce]], [[Álvaro Mendes (atletismo)|Álvaro Mendes]] e a equipa da estafeta dos 4x400m confirmaram as vitórias obtidas nos Regionais. A estes 8 títulos juntou-se o dos 5000m protagonizado por [[Manuel Faria]]. Para além disso os atletas do Sporting bateram 5 Recordes Nacionais deste escalão. | + | A superioridade do Sporting manteve-se nos Nacionais de Juniores, onde para além da vitória coletiva, Carlos Graça, Adelino Monteiro, Jones Fernandes, [[José Cameira]], [[Fernando Ponce]], [[Álvaro Mendes (atletismo)|Álvaro Mendes]] e a equipa da estafeta dos 4x400m confirmaram as vitórias obtidas nos Regionais. A estes 8 títulos juntou-se o dos 5000m protagonizado por [[Manuel Faria]]. Para além disso, os atletas do Sporting bateram 5 Recordes Nacionais deste escalão. |
| | | |
| Nos Seniores os homens voltaram a estar em grande, ganhando quase tudo o que havia para ganhar, com 11 vitórias nos Regionais e 10 nos Nacionais. | | Nos Seniores os homens voltaram a estar em grande, ganhando quase tudo o que havia para ganhar, com 11 vitórias nos Regionais e 10 nos Nacionais. |
Revisão das 14h40min de 23 de maio de 2017
A infelicidade de Álvaro Dias
Moniz Pereira em ombros depois de mais um título
Esta época começou com a 4ª edição do Grande Prémio do Natal, onde o Sporting apenas ganhou por equipas no escalão de Veteranos, numa altura em que a preparação dos atletas leoninos ainda estava muito atrasada, uma situação resultante da deslocação a Barcelona que retardara o encerramento da época anterior.
No Corta Mato o Sporting continuou a exercer um domínio quase absoluto. Filipe Luís e Casimiro Lúcio foram os vencedores da prova de abertura, dando o mote para o que viria a ser o resto da época.
Nos Principiantes o Sporting ganhou os títulos regional e nacional, enquanto Donald Monteiro foi Campeão Nacional.
Nos Juniores a ausência por doença de Casimiro Lúcio, impediu o Sporting de ganhar os Campeonatos Regionais, mas nos Nacionais a vitória sorriu aos Leões, com Casimiro Lúcio a triunfar individualmente, numa equipa onde já despontava Manuel Faria, que foi 2º nos Regionais e 3º nos Nacionais.
Filipe Luís ganhou os Regionais Seniores, mas lesionou-se no dia dos Nacionais, mesmo assim foi 3º classificado atrás de Fernando Carvalho e de Álvaro Conde, que se sagrou Campeão Nacional, numa corrida em que os atletas do Sporting ocuparam os três lugares do pódio.
No início de Março o Sporting conquistou pela 5ª vez consecutiva a Estafeta Cascais-Lisboa, com uma equipa constituída por Manuel Faria, Álvaro Conde, Fernando Carvalho, Joaquim Quaresma e Filipe Luís. A equipa B dos Leões ficou em 3º lugar.
Ainda em Março, Filipe Luís ganhou a tradicional corrida dos 15 Km em Estrada.
Já em Maio, iniciou-se a época de Pista com os Regionais de Aspirantes, onde João Raimundo foi a grande figura, vencendo os 83m barreiras, o Salto em Altura e integrando a equipa do Sporting que ganhou a estafeta dos 4x250m. António Roque nos 700m e José Lemos nos 250m também foram Campeões de Lisboa, pelo que o Sporting totalizou 5 títulos, tantos quantos o Benfica e mais um do que o Colégio Militar, numa competição que não tinha classificação por equipas.
No Torneio Nacional de Aspirantes, José Lemos nos 250m, João Raimundo nos 83m barreiras e a equipa da estafeta dos 4x250m, confirmaram os títulos regionais.
No inicio de Junho o Sporting organizou e venceu um torneio Internacional que contou com a participação da equipa francesa do Tarbaise e do Benfica. Álvaro Dias mostrou já estar em boa forma ao saltar 7,19m no Comprimento. Manuel da Silva também esteve em bom plano, vencendo os concursos dos Lançamentos do Peso e do Disco, com boas marcas.
Nos Regionais de Principiantes a vitória do Sporting foi retumbante, com os atletas leoninos a conquistarem 7 títulos e a estabelecerem 3 Recordes Nacionais.
Júlio Nunes nos 100m, José Mealha nos 300m com 36,8s novo Recorde, João Caetano nos 110m barreiras, António Pignatelli no Triplo Salto, Francisco Marques no Lançamento do Peso, e as estafetas dos 4x100m com 45,7s novo Recorde e dos 4x300m igualando o anterior Recorde, foram os Campeões do Sporting.
Nos Nacionais de Principiantes a vitória do Sporting foi ainda mais expressiva com os atletas leoninos a somarem 9 títulos, 6 dos quais foram a confirmação do que tinha acontecido nos Regionais, ficando as restantes vitórias a cargo de José Mealha no Salto em Comprimento, Fernando Vaz no Lançamento do Dardo e António Pignatelli nos 110m barreiras com 13,41s um novo Recorde Nacional, à semelhança do que aconteceu com a estafeta dos 4x300m, que desta vez melhorou mesmo o registo que tinha igualado na semana anterior.
Posteriormente o atleta do Benfica Eduardo Albuquerque foi desclassificado por não reunir as condições para participar nesta categoria, pelo que os 5 títulos que tinha conquistado foram atribuídos aos atletas do Sporting a saber: nos Regionais Francisco Marques no Lançamento do Disco, José Barbosa no Lançamento do Martelo e Fernando Vaz no Lançamento do Dardo; nos Nacionais Francisco Marques no Lançamento do Disco e José Barbosa no Lançamento do Martelo.
Nos Regionais de Juniores o Sporting dominou por completo, com os seus atletas a conquistarem 12 títulos. Carlos Graça nos 100 e 200m, João Coutinho nos 400m, Adelino Monteiro nos 800m, Jones Fernandes nos 1500m, José Simões nos 5000m, José Cameira nos 300m barreiras, José Baptista no Salto em Altura, Fernando Ponce no Salto em Comprimento, Álvaro Mendes no Triplo Salto e as equipas das estafetas dos 4x100m e dos 4x400m foram os Campeões do Sporting.
A superioridade do Sporting manteve-se nos Nacionais de Juniores, onde para além da vitória coletiva, Carlos Graça, Adelino Monteiro, Jones Fernandes, José Cameira, Fernando Ponce, Álvaro Mendes e a equipa da estafeta dos 4x400m confirmaram as vitórias obtidas nos Regionais. A estes 8 títulos juntou-se o dos 5000m protagonizado por Manuel Faria. Para além disso, os atletas do Sporting bateram 5 Recordes Nacionais deste escalão.
Nos Seniores os homens voltaram a estar em grande, ganhando quase tudo o que havia para ganhar, com 11 vitórias nos Regionais e 10 nos Nacionais.
Nos Campeonatos de Lisboa Manuel da Silva foi a grande figura ao vencer os lançamentos do Peso, Disco e Martelo, mas Artur Dias também esteve em grande ao ganhar os 400m e os 400m barreiras. As restantes vitórias leoninas foram obtidas por Eduardo Silva nos 800m, Filipe Luís nos 10000m, Álvaro Dias no Salto em Comprimento, João Muralha no Lançamento do Dardo e pelas equipas das estafetas dos 4x800m e dos 4x1500m.
Foi uma competição muito disputada, que o Benfica chegou a liderar com 13 pontos de vantagem no final da 1ª jornada, mas os atletas do Sporting superaram-se e no final do segundo dia já estavam na frente com 8 pontos de avanço, quando faltavam apenas disputar-se três estafetas. Em Agosto o Sporting confirmou o título com os Recordes Nacionais das estafetas dos 4x800m e dos 4x1500m.
Nos Campeonatos Nacionais o Sporting sagrou-se Campeão pela 7ª vez, fechando assim uma temporada brilhante. Manuel da Silva foi pela 3ª vez consecutiva Campeão de Portugal nos três Lançamentos em que se tinha especializado, e nesta altura era tri-Campeão no Peso, tetra no Disco e hexa no Martelo, totalizando já 17 títulos nacionais, fazendo jus à fama que já tinha de ser o homem mais forte de Portugal.
Rui Maia nos 100 e 200m e Filipe Luís nos 5000 e 10000m, também dominaram as suas especialidades, sendo que no caso do fundista, era o seu 4º titulo consecutivo nos 5000m, totalizando assim 8 Campeonatos de Portugal conquistados, nas duas corridas mais longas do programa.
Mas a grande figura do Atletismo nacional desta altura era Álvaro Dias, com um conjunto de resultados notáveis que o colocavam no topo do ranking europeu do Salto em Comprimento.
Este magnifico atleta, que em Junho já tinha feito os atrás referidos 7,19m, melhorou para 7,265m no Lisboa-Madrid, em Agosto fez 7,29m no Portugal-Espanha e 7,195 nos Campeonatos de Portugal, pelo que chegou ao Europeu de Bruxelas com fundadas expectativas, que no entanto sairiam furadas, depois de ter obtido o 1º lugar na fase de qualificação, com um salto de 7,32m, a apenas 2cm do seu Recorde.
Mas na Final fez 7m no primeiro ensaio e lesionou-se, já não conseguindo melhorar a sua marca, terminando assim num frustrante 4º lugar, que teve um sabor ainda mais amargo, porque o islandês Torfi Bringeirsson, venceu com os mesmos 7,32m, que Álvaro Dias tinha feito na qualificação.
Domingos Canhão e Artur Dias também estiveram em destaque, quando ao serviço da Selecção Nacional, contribuíram para um novo Recorde do País da estafeta dos 4x400m, durante o Portugal-Espanha onde o Sporting esteve representado por 11 atletas.
No sector feminino manteve-se o domínio do Belenenses, mas mesmo assim nos Campeonatos Nacionais as atletas leoninas conseguiram ganhar 3 provas, 2 das quais à conta de Olinda Marques, enquanto Olga Abrunhosa renovava o seu título no Salto em Altura. Mas equipa do Sporting era constituída por apenas 3 atletas.
No balanço final pode-se dizer que esta foi uma das melhores épocas da história do Atletismo leonino que venceu 11 das 13 competições oficiais em disputa.
Para terminar a temporada em beleza, disputou-se mais uma edição do torneio "O Primeiro Passo", com 21 clubes inscritos e 576 concorrentes.
To-mane 16h41min de 1 de Março de 2012 (WET)
Vitórias do Clube
Competição
|
Escalão
|
Especialidade
|
Observações
|
Grande Prémio do Natal |
Veteranos Masculinos |
Estrada |
CP
|
Corrida do Bairro de Inglaterra |
Seniores Masculinos |
Estrada |
CP
|
Corta Mato de Abertura |
Juniores Masculinos |
Corta Mato |
CNO
|
Campeonato Regional |
Principiantes Masculinos |
Corta Mato |
CO
|
Campeonato Nacional |
Principiantes Masculinos |
Corta Mato |
CO
|
Campeonato Regional |
Seniores Masculinos |
Corta Mato |
CO
|
Campeonato Nacional |
Juniores Masculinos |
Corta Mato |
CO
|
Campeonato Nacional |
Seniores Masculinos |
Corta Mato |
CO
|
Estafeta Cascais-Lisboa |
Masculinos |
Estrada |
CNO
|
Torneio Sporting/Tarbaise/Benfica |
Seniores Masculinos |
Pista |
CP
|
Torneio de Equipas |
Masculinos |
Pista |
CNO
|
Campeonato Regional |
Principiantes Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Nacional |
Principiantes Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Juniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Nacional |
Juniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Regional |
Seniores Masculinos |
Pista |
CO
|
Campeonato Nacional |
Seniores Masculinos |
Pista |
CO
|
- Legenda
- CO=Competição Oficial; CNO=Competição não Oficial; CP=Competição Particular
Campeonato Nacional de Corta Mato
Classificação individual
Classificação por equipas
Posição
|
Clube
|
Pontos
|
1º |
SPORTING |
6
|
2º |
Benfica |
18
|
3º |
Belenenses |
21
|
Atletas Campeões Nacionais
Atleta
|
Prova
|
Marca
|
Observações
|
Álvaro Conde |
Corta Mato |
|
|
Rui Maia |
100m |
10,8s |
|
Rui Maia |
200m |
22,7s |
|
Filipe Luís |
5000m |
15,45,2m |
|
Filipe Luís |
10000m |
33,00,6m |
|
Álvaro Dias |
Salto em Comprimento |
7,195m |
RCP
|
João Vieira |
Triplo Salto |
13,865m |
|
Manuel da Silva |
Lançamento do Peso |
13,255m |
|
Manuel da Silva |
Lançamento do Disco |
40,08m |
|
Manuel da Silva |
Lançamento do Martelo |
39,06m |
|
João Muralha |
Lançamento do Dardo |
48,60m |
|
Eduardo Cunha |
Decatlo |
4769p |
|
Olga Abrunhosa |
Salto em Altura |
1,20m |
|
Olinda Marques |
Lançamento do Peso |
6,67 |
|
Olinda Marques |
Lançamento do Disco |
20,35 |
|
- Legenda
- RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional
Recordes Nacionais
Atleta
|
Prova
|
Marca
|
Competição
|
Data
|
Filipe Luís |
3000m obstáculos |
10,00,4m |
Regional Juniores (extra) |
16-07-1950
|
Domingos Canhão |
4x400m |
3,26,5m |
Portugal-Espanha |
05-08-1950
|
Artur Dias |
4x400m |
3,26,5m |
Portugal-Espanha |
05-08-1950
|
Domingos Canhão |
4x800m |
8,19,10m |
Campeonato Regional |
16-08-1950
|
Pena da Silva |
4x800m |
8,19,10m |
Campeonato Regional |
16-08-1950
|
Artur Dias |
4x800m |
8,19,10m |
Campeonato Regional |
16-08-1950
|
Eduardo Silva |
4x800m |
8,19,10m |
Campeonato Regional |
16-08-1950
|
Pena da Silva |
4x1500m |
17,26,8m |
Campeonato Regional |
17-08-1950
|
Filipe Luís |
4x1500m |
17,26,8m |
Campeonato Regional |
17-08-1950
|
Álvaro Conde |
4x1500m |
17,26,8m |
Campeonato Regional |
17-08-1950
|
Eduardo Silva |
4x1500m |
17,26,8m |
Campeonato Regional |
17-08-1950
|
Artur Dias |
500m |
1,07,1m |
Torneio do Sporting |
10-09-1950
|
Atletas em competições internacionais
Atleta
|
Competição
|
Prova
|
Fase
|
Clas.
|
Marca
|
Rui Maia |
Portugal-Espanha |
100m |
|
1º |
10,8s
|
Artur Dias |
Portugal-Espanha |
400m |
|
1º |
52,3s
|
Eduardo Silva |
Portugal-Espanha |
800m |
|
4º |
1,59,6m
|
Filipe Luís |
Portugal-Espanha |
5000m |
|
2º |
15,36,0m
|
Filipe Luís |
Portugal-Espanha |
10000m |
|
2º |
33,29,8m
|
José Baptista |
Portugal-Espanha |
Salto em Altura |
|
3º |
1,78m
|
Álvaro Dias |
Portugal-Espanha |
Salto em Comprimento |
|
1º |
7,29m
|
Fernando Ponce |
Portugal-Espanha |
Salto em Comprimento |
|
2º |
6,995m
|
João Vieira |
Portugal-Espanha |
Triplo Salto |
|
2º |
13,86m
|
Manuel da Silva |
Portugal-Espanha |
Lançamento do Peso |
|
1º |
13,48m
|
Manuel da Silva |
Portugal-Espanha |
Lançamento do Disco |
|
2º |
41,045m
|
Manuel da Silva |
Portugal-Espanha |
Lançamento do Martelo |
|
2º |
40,26m
|
Octávio Oliveira |
Portugal-Espanha |
Lançamento do Dardo |
|
4º |
46,25m
|
Rui Maia |
Portugal-Espanha |
4x100m |
|
1º |
44,2s
|
Artur Dias |
Portugal-Espanha |
4x400m |
|
1º |
3,26,5m
|
Domingos Canhão |
Portugal-Espanha |
4x400m |
|
1º |
3,26,5m
|
Álvaro Dias |
Campeonato da Europa |
Salto em Comprimento |
Qualificação |
1º |
7,32m
|
Álvaro Dias |
Campeonato da Europa |
Salto em Comprimento |
Final |
4º |
7,00m
|