Skip to main content
(adição de dados)
 
(Há 4 edições intermédias do mesmo utilizador que não estão a ser apresentadas)
Linha 4: Linha 4:
 
|naturalidade    =
 
|naturalidade    =
 
|posicao        =Presidente
 
|posicao        =Presidente
|imagem        =[[Imagem:MotaMarques2.jpg|270x160px]]
+
|imagem        =[[Imagem:Mota marques.jpg|270x160px]]
 
}}
 
}}
  
Mota Marques foi um hábil ginasta quando era jovem, e fez parte do Campo Grande Football Club, mas não alinhou com os dissidentes que criaram o [[Sporting Clube de Portugal]], ao qual só se viria a juntar como sócio em 31 de Dezembro de 1912.
+
Mota Marques foi um hábil ginasta quando era jovem, e fez parte do Campo Grande Football Club, mas não alinhou com [[os dissidentes]] que criaram o [[Sporting Clube de Portugal]], ao qual só se viria a juntar como sócio, em 31 de Dezembro de 1912.
  
Sucedeu a [[Caetano Pereira]] como Presidente do Sporting, cargo que ocupou entre 5 de Outubro de 1913 e 15 de Novembro de 1914, inaugurando a Sede da Rua Garrett no Chiado, e criando uma comissão de revisão dos Estatutos, cujo trabalho só seria aprovado no mandato do seu sucessor, [[Queirós dos Santos|Daniel Queirós dos Santos]].
+
Sucedeu a [[Caetano Pereira]] como Presidente do Clube, cargo que ocupou entre 5 de Outubro de 1913 e 16 de Novembro de 1914, inaugurando a Sede da Rua Garrett no Chiado, e criando uma comissão de revisão dos Estatutos, cujo trabalho só seria aprovado na gerência do seu sucessor, [[Queirós dos Santos|Daniel Queirós dos Santos]].
 +
 
 +
Homem ponderado e com um elevado espírito diplomático, Mota Marques assegurou a transição do Clube, de um período muito marcado pela influência de [[José Alvalade]], para uma nova era, onde se consumou a independência do Sporting em relação ao seu fundador, num período onde organizou modelarmente as finanças e os serviços administrativos do Clube.  
  
 
Foi durante o seu mandato que o Sporting assegurou o contributo de [[Artur José Pereira]], para muitos o melhor jogador destes tempos, e que assim se tornou no primeiro futebolista pago da história do futebol português.
 
Foi durante o seu mandato que o Sporting assegurou o contributo de [[Artur José Pereira]], para muitos o melhor jogador destes tempos, e que assim se tornou no primeiro futebolista pago da história do futebol português.

Edição atual desde as 15h15min de 21 de fevereiro de 2022

Dados de Mota Marques Mota marques.jpg
Nome João da Mota Marques
Nascimento
Naturalidade
Posição Presidente

Mota Marques foi um hábil ginasta quando era jovem, e fez parte do Campo Grande Football Club, mas não alinhou com os dissidentes que criaram o Sporting Clube de Portugal, ao qual só se viria a juntar como sócio, em 31 de Dezembro de 1912.

Sucedeu a Caetano Pereira como Presidente do Clube, cargo que ocupou entre 5 de Outubro de 1913 e 16 de Novembro de 1914, inaugurando a Sede da Rua Garrett no Chiado, e criando uma comissão de revisão dos Estatutos, cujo trabalho só seria aprovado na gerência do seu sucessor, Daniel Queirós dos Santos.

Homem ponderado e com um elevado espírito diplomático, Mota Marques assegurou a transição do Clube, de um período muito marcado pela influência de José Alvalade, para uma nova era, onde se consumou a independência do Sporting em relação ao seu fundador, num período onde organizou modelarmente as finanças e os serviços administrativos do Clube.

Foi durante o seu mandato que o Sporting assegurou o contributo de Artur José Pereira, para muitos o melhor jogador destes tempos, e que assim se tornou no primeiro futebolista pago da história do futebol português.

To-mane 15h46min de 18 de Junho de 2009 (WEST)