Skip to main content
m
m
 
Linha 35: Linha 35:
 
|}
 
|}
  
===Plantel===
+
===Nadadores===
 
{| class="wikitable" width=100% style="text-align:center"
 
{| class="wikitable" width=100% style="text-align:center"
 
|-align=center valign=middle style="background:#E1EFC2;"
 
|-align=center valign=middle style="background:#E1EFC2;"

Edição atual desde as 09h52min de 30 de abril de 2018

Época anterior:
Natação 1925
Época seguinte:
Natação 1927

Uma época triunfal

Estela de Carvalho, a primeira nadador leonina

Ryder da Costa sucedeu a Joaquim Oliveira Duarte como capitão da secção de Natação do Sporting Clube de Portugal, a qual também incluía, na altura, o Polo Aquático. Como ponto principal do seu programa para 1926, apresentou a intenção de manter a escola de natação sempre aberta no Posto Náutico, de modo a formar novos nadadores.

O Posto Náutico abriu em abril, com as escolas a iniciarem atividade a 1 de maio. A aspiração de construir uma piscina, que já vinha de trás, colocou-se de forma mais premente numa altura em que se discutia o projeto de construção das novas instalações desportivas do Clube. A jangada utilizada para os treinos e aulas sofreu reparações.

Os Campeonatos de Lisboa decorreram a 15 e 22 de agosto. Fernando Felício ganhou a prova de saltos, denominada este ano Taça Awata. Em 4x200m, denominada Taça Presidente Teixeira Gomes, a equipa leonina, constituída por António Soares, Oliveira Nunes, Fernando Felício e Coelho da Costa, venceu. Em 4x50m o Sporting também venceu, por intermédio de Esteban Torok, Fernando Felício, António Soares e Mário Marques. Silvestre Newton da Silva ficou em 2º e António Soares em 4º. Em 100m livres Fernando Felício ficou em 3º, tal como Afonso Cortez em 1500m. Em 100,m costas Mário Marques e Jaime Montalvão ficaram em 2º e 3º, respetivamente. Em 200m bruços Mário Marques ficou também em 2º lugar. Em 100m bruços Juniores Amadeu Felício foi campeão, e ficou em 2º em 100m livres.

No seguimento de uma polémica entre a Associação de Natação de Lisboa e diversos clubes, relacionada com protestos colocados por diversos clubes contra a utilização de Esteban Torok na equipa leonina, por este não ser português e alegadamente não cumprir os 6 meses de residência em Portugal requeridos pelo regulamento das provas, levou a que esses clubes não participassem no campeonato, organizando provas alternativas.

Os Campeonatos Nacionais tiveram lugar em Aveiro a 10 de outubro. O Sporting apresentou pela primeira vez uma nadadora, Estella de Carvalho, a qual se tinha feito sócia leonina dois anos antes. Venceu em 100m livres e 200m bruços, sem outras concorrentes. Fernando Felício repetiu o êxito regional na prova de saltos. Mário Marques venceu em 100m costas. Ou seja, dos 9 campeonatos de Natação em disputa, o Sporting venceu 4.

A Taça Zambézia disputou-se pelo 2º ano consecutivo, a 15 de agosto. Desta feita o Sporting venceu a estafeta de 5x50m. Nadadores leoninos participaram em diversas outras provas particulares, sempre com brilhantismo. O Sporting organizou uma Travessia do Tejo para sócios.

Figuras

Secção

Capitão Geral
Ryder da Costa

Nadadores

Nadador Obs. Nadador Obs.
Emile Renou António Silva
Coelho da Costa Jaime Montalvão
Afonso Cortez Esteban Torok
Manuel Leite Dias Amaral Reis
Fernando Felício Mário Marques
Silvestre Newton da Silva António Soares
Oliveira Nunes Luís da Veiga Pinto
Estela de Carvalho Alice Torres Branco
Amadeu Felício Júnior José Severino Bandeira Júnior
Ramada Curto Infantil Artur Abrantes Mendes Infantil

Troféus conquistados

Nacional

Regional

Outras provas

Links