Skip to main content
m (Plantel)
m
Linha 22: Linha 22:
 
A Taça Zambézia, instituída por doação de Francisco Gavicha de Lacerda, acabou por não se disputar, sendo adiada para 1925.
 
A Taça Zambézia, instituída por doação de Francisco Gavicha de Lacerda, acabou por não se disputar, sendo adiada para 1925.
  
 +
==Figuras==
  
 
===Secção===
 
===Secção===

Revisão das 16h12min de 7 de abril de 2018

Época anterior:
1923
Época seguinte:
1925

O início de uma década dourada

Equipa que venceu a Taça António da Silva Monteiro (5x100m)

Joaquim Oliveira Duarte continuou a ser o capitão da secção de Natação do Sporting Clube de Portugal, a qual também incluía, na altura, o Polo Aquático.

Esta época marcou um progresso acentuado na secção, com participação em mais provas, e, ou alcançando vitórias brilhantes ou estando sempre na luta pelo topo.

A época começou oficialmente no Sporting a 1 de maio, com a reabertura do Posto Náutico, localizado na Doca de Santo Amaro. No entanto, a época oficial só começou a 27 de julho, por ação (ou inação) das entidades oficiais, com a realização de uma prova de abertura em que o Sporting ganhou a corrida de estafetas juniores 3x50m.

O Sporting participou nos Campeonatos Regionais da Delegação de Lisboa da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação, nas provas 100m livres, 1500m, estafetas 4x200m, e saltos. Nos 100 m o Sporting conseguiu dois lugares no pódio por intermédio de Fernando Felício e Martinho de Oliveira. Felício, o mais rápido nadador leonino, perdeu muito tempo na viragem, não conseguindo recuperar. Em 1500 m Aníbal Felício fez valer a resistência e venceu, com uma corrida inteligente: deixou os adversários mais rápidos passar à frente no início, para depois os ultrapassar um por um. Em 4x200m o Sporting ficou em 2º. Finalmente, Emile Renou foi campeão em saltos.

Nos Campeonatos Nacionais o Sporting participou nas provas de 100m livres, 1500m, e estafetas 4x200m. Nos 100m Fernando Felício novamente chegou aos 50m em 1º, e novamente não conseguiu manter a vantagem, acabando em 3º. Nos 1500m foi Aníbal Felício quem repetiu o êxito do regional, e com a mesma tática, chegando a 1º na pontal final da corrida. Na prova de estafetas a Liga interpretou os regulamentos a seu bel-prazer, não permitindo a inscrição de Renou, e o Sporting acabou em 2º lugar.

A Taça Zambézia, instituída por doação de Francisco Gavicha de Lacerda, acabou por não se disputar, sendo adiada para 1925.

Figuras

Secção

Capitão Geral
Joaquim Oliveira Duarte

Plantel

Nadador Obs. Nadador Obs.
Emile Renou Aníbal Felício
Martinho de Oliveira Júnior/Sénior Mário Garcia
Sebastião Herédia Júnior/Sénior Manuel Antunes Júnior
Fernando Felício Martins Cavaco Principiante
Vasco Figueira Principiante
Francisco Antunes Júnior Osvaldo Maia Júnior
Vasco Figueira Júnior Jaime Montalvão Júnior
Júlio Feijó Pereira Principiante José Melo Bandeira Principiante
Francisco Araújo Principiante António de Carvalho Principiante
Hélder X. da Cunha Principiante Nuno Pancada

Troféus conquistados

Nacional

  • 1500m - Aníbal Felício
  • 50m Principiantes - Vasco Figueira
  • 4x50m estilos Juniores
    • Sporting: Francisco Antunes, Osvaldo Maia, Vasco Figueira e Jaime Montalvão

Regional

Outras provas

Links