Skip to main content
Linha 43: Linha 43:
 
Em 2016 tornou-se funcionária do Sporting, juntando-se ao Departamento Comercial do Gabinete Olímpico, enquanto manteve a atividade desportiva.
 
Em 2016 tornou-se funcionária do Sporting, juntando-se ao Departamento Comercial do Gabinete Olímpico, enquanto manteve a atividade desportiva.
  
[[Categoria:Ginastas]]
+
[[Categoria:Ginasta de Trampolins]]

Revisão das 11h58min de 21 de janeiro de 2018

Dados de Sílvia Saiote SílviaSaiote.jpg
Nome Sílvia Matuszewska Saiote
Nascimento 01 de Junho de 1988
Naturalidade Lisboa - Portugal
Posição Ginasta - Trampolins

Influenciada pela prática desportiva diária que via o avô e a mãe fazerem em casa, Sílvia Saiote adquiriu o gosto pela ginástica começando com sete anos a praticar Ginástica Rítmica.

O dia em que decidiu experimentar saltar num trampolim pela primeira vez mudou a sua vida e a partir daí não mais parou de evoluir nas diferentes modalidades dos trampolins e de somar sucessos desportivos.

Em Setembro de 2005 no Campeonato do Mundo de Trampolins em Eindhoven na Holanda salta para as luzes da ribalta ao sagrar-se campeã mundial em duplo-mini, individual e colectivamente, juntamente com Marta Ferreira, Nicole Pacheco, e Ana Simões.

Em Maio de 2006 no Campeonato da Europa de Trampolins em Metz, França, conquista a medalha de bronze a nível individual e a medalha de prata por equipas, juntamente com Ana Simões, também em duplo-mini.

Em Maio de 2008 no mesmo campeonato desta vez realizado em Odense na Dinamarca, conquista novamente a medalha de prata por equipas em duplo-mini, juntamente com Ana Simões e Nicole Pacheco.

Em Novembro de 2011 no Campeonato do Mundo de Trampolins em Birmingham na Grã-Bretanha conquista a medalha de prata por equipas juntamente com Joana da Silva Pereira, Andreia Robalo e Ana Robalo, novamente em duplo-mini.

No dia 06 de Dezembro de 2012, Sílvia Saiote ingressou no Sporting Clube de Portugal constituindo-se num importante reforço da equipa de trampolins do Clube.

Em Julho de 2013 nos Jogos Mundiais em Cali na Colômbia, Sílvia Saiote conquista a medalha de bronze em duplo-mini trampolim individual.

Em Abril de 2014 no Campeonato da Europa de Trampolins realizado em Guimarães vence a medalha de bronze individual e a medalha de ouro por equipas em duplo-mini, juntamente com Ana Robalo e Joana Pereira.

Ainda em 2014, Sílvia Saiote passou a apostar forte na disciplina de trampolim sincronizado, onde formando equipa com Beatriz Martins conquistou a medalha de ouro na Taça do Mundo de Loulé e a medalha de prata na Taça do Mundo de Minsk, Bielorússia. Com a junção das duas medalhas, Sílvia Saiote e Beatriz Martins venceram o circuito de Taças do Mundo FIG.

Sílvia Saiote começou o ano de 2015 da melhor maneira, ao vencer a 17 de Janeiro o Torneio José António Marques de Ginástica de Trampolins, que se realizou no Pavilhão Municipal de Loulé e onde a atleta leonina encontrou forte concorrência.

A 06 de Março de 2015, Sílvia Saiote fazendo equipa com Ana Rente conquistou a medalha de bronze no Open do Azerbaijão, em Baku.

Depois de uma longa paragem por lesão, Silvia Saiote voltou às conquistas a 19 de Fevereiro de 2017, vencendo o bronze em trampolim sincronizado na Taça do Mundo que se realizou em Baku.

A 25 de Junho de 2017 Sílvia Saiote, formando equipa com Bruna Li e Maria João Estêvão, conquista a primeira Taça de Portugal em trampolim absoluto feminino da história do Sporting.

Ainda em 2017 na Scalabis Cup disputada em Santarém de 06 a 08 de Julho, Sílvia Saiote conquista a Medalha de Ouro por Equipas em absolutos femininos e Medalha de Bronze individual, conseguindo também o apuramento para o Campeonato do Mundo.

Em 2014 foi distinguida com dois Prémios Stromp nas categorias "Atleta" e "Europeu".

No dia 1 de Julho de 2014 recebeu o prémio Leões Honoris Sporting na categoria Atleta Feminina do Ano, durante a I Gala Honoris Sporting.

Em 2016 tornou-se funcionária do Sporting, juntando-se ao Departamento Comercial do Gabinete Olímpico, enquanto manteve a atividade desportiva.