|
|
(Há uma revisão intermédia de outro utilizador que não está a ser apresentada) |
Linha 1: |
Linha 1: |
| + | ====Nota introdutória==== |
| + | Esta página foi feita no âmbito da remodelação do [[Museu Sporting]] de 2016, reinaugurado a 2 de julho, para o qual a Wiki Sporting contribuiu com [[Conteúdos produzidos pela Wiki Sporting na remodelação do Museu Sporting|conteúdos e textos]]. Esta é uma das contribuições, que deixamos aqui em arquivo. Como tal, esta página corresponde a um instante na história do [[Sporting Clube de Portugal]], e não será atualizada. |
| ==DOMINGOS CASTRO== | | ==DOMINGOS CASTRO== |
| Descoberto pelo Prof. Moniz Pereira, Domingos Castro representou o Sporting durante 16 temporadas, período em que foi 4 vezes campeão nacional de corta mato e 7 vezes campeão de Portugal (3 nos 5000m e 4 nos 10000m). | | Descoberto pelo Prof. Moniz Pereira, Domingos Castro representou o Sporting durante 16 temporadas, período em que foi 4 vezes campeão nacional de corta mato e 7 vezes campeão de Portugal (3 nos 5000m e 4 nos 10000m). |
Edição atual desde as 19h58min de 18 de julho de 2016
Nota introdutória
Esta página foi feita no âmbito da remodelação do Museu Sporting de 2016, reinaugurado a 2 de julho, para o qual a Wiki Sporting contribuiu com conteúdos e textos. Esta é uma das contribuições, que deixamos aqui em arquivo. Como tal, esta página corresponde a um instante na história do Sporting Clube de Portugal, e não será atualizada.
DOMINGOS CASTRO
Descoberto pelo Prof. Moniz Pereira, Domingos Castro representou o Sporting durante 16 temporadas, período em que foi 4 vezes campeão nacional de corta mato e 7 vezes campeão de Portugal (3 nos 5000m e 4 nos 10000m).
Ao serviço do Sporting ganhou individualmente por 5 vezes a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato, contribuindo decisivamente para a conquista de 7 dos 14 títulos que o Sporting detém nessa competição, numa altura em que se transformou na principal figura do atletismo leonino.
Na época de 1987 atingiu o ponto mais alto da sua carreira, conquistando a medalha de prata na corrida dos 5000m, na 2ª edição dos Campeonatos do Mundo de Atletismo que se disputaram em Roma.
Esteve presente em quatro edições dos Jogos Olímpicos, estreando-se em 1988 em Seul, onde obteve um sempre ingrato um 4º lugar na corrida dos 5000m.
Em Dezembro de 1994 conquistou a medalha de prata na 1ª edição dos Campeonatos da Europa de Corta Mato, que se disputaram em Alnwick, ajudando Portugal a ganhar a competição por equipas.
CARLOS CALADO
Carlos Calado destacou-se no Clube de Natação de Rio Maior, obtendo excelentes resultados no Salto em Comprimento, no Triplo Salto e nas provas de velocidade, pelo que já era um atleta consagrado quando chegou ao Sporting no final de 1996.
No Sporting continuou a evoluir melhorando os seus recordes nacionais e tornando-se num dos melhores do mundo no Salto em Comprimento, disciplina onde em 1998 conquistou a medalha de prata no Europeu de Pista Coberta que se disputou em Valência e as medalhas de bronze nos Mundiais de Pista Coberta que se disputaram em Lisboa, e no Campeonato do Mundo de Atletismo realizado em Edmonton, ambos no ano de 2001.
MANUELA MACHADO
Manuela Machado foi uma das melhores maratonistas nacionais de sempre, sucedendo a Rosa Mota na obtenção de grandes resultados a nível internacional, na mais dura prova do atletismo.
Representou o Sporting durante 2 anos, período em que conquistou a medalha de prata na Maratona dos Mundiais de 1997, disputados em Atenas.
Antes, em 1993 já tinha ganho uma medalha de prata nos Mundiais de Atletismo disputados em Estugarda, para no seguinte nos Europeus de Helsínquia, conquistar a sua primeira medalha de ouro, um feito que repetiu em 1995 nos Mundiais de Gotemburgo.
Em 1998 em Budapeste, voltou a sagrar-se campeã europeia da Maratona, batendo o recorde destes campeonatos que pertencia a Rosa Mota.
IONELA TÂRLEA
Ionela Târlea ingressou no Sporting Clube de Portugal no início de Maio de 2003, para reforçar a equipa feminina de atletismo que pretendia chegar ao pódio na Taça dos Campeões Europeus, vindo a permanecer no clube durante 2 épocas.
Nesse período conquistou uma medalha de prata na corrida dos 400m barreiras dos Jogos Olímpicos de 2004, disputados em Atenas.
Depois de tão saborosa conquista, Ionela fez questão de afirmar perante os jornalistas que tinha acabado de concretizar um objetivo perseguido desde há muito e que o Sporting era o melhor clube de atletismo do mundo.
Ainda nos Jogos Olímpicos de Atenas, fez parte da equipa do seu país que ficou no 6º lugar nos 4x400m, depois de nesse mesmo ano e nessa estafeta, ter ajudado a Roménia a conquistar a medalha de bronze durante os Mundiais de Pista Coberta, que se realizaram em Budapeste.
JUSKOWIAK
Avançado polaco contratado pelo Sporting em vésperas dos Jogos Olímpicos de 1992 disputados em Barcelona, onde foi o melhor marcador do torneio, confirmando-se como um homem de área, com grande instinto pelo golo, e ajudando a Polónia a conquistar a medalha de prata nessa competição.
Juskowiak representou o Sporting durante três épocas, marcando 33 golos nos 89 jogos oficiais disputados ao serviço do clube e, participando na conquista de uma Taça de Portugal.
AMUNIKE
Avançado internacional nigeriano que atuava preferencialmente pelo lado esquerdo. Foi contratado pelo Sporting em 1994, altura em que foi distinguido com o prémio de melhor jogador africano do ano.
Amunike representou o Sporting durante três épocas, marcando 21 golos nos 70 jogos oficiais disputados ao serviço do clube e, participando na conquista de uma Taça de Portugal e de uma Supertaça.
Ainda era jogador do Sporting quando fez parte da seleção da Nigéria que foi campeã olímpica nos Jogos de 1996 disputados em Atlanta, mas no final desse mesmo ano foi vendido ao Barcelona.