|
|
Linha 1: |
Linha 1: |
| ===Nota introdutória=== | | ===Nota introdutória=== |
| Esta página foi feita no âmbito da remodelação do [[Museu Sporting]] de 2016, reinaugurado a 2 de julho, para o qual a Wiki Sporting contribuiu com [[Conteúdos produzidos pela Wiki Sporting na remodelação do Museu Sporting|conteúdos e textos]]. Esta é uma das contribuições, que deixamos aqui em arquivo. Como tal, esta página corresponde a um instante na história do [[Sporting Clube de Portugal]], e não será atualizada. | | Esta página foi feita no âmbito da remodelação do [[Museu Sporting]] de 2016, reinaugurado a 2 de julho, para o qual a Wiki Sporting contribuiu com [[Conteúdos produzidos pela Wiki Sporting na remodelação do Museu Sporting|conteúdos e textos]]. Esta é uma das contribuições, que deixamos aqui em arquivo. Como tal, esta página corresponde a um instante na história do [[Sporting Clube de Portugal]], e não será atualizada. |
| + | |
| + | |
| | | |
| ===OS PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL=== | | ===OS PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL=== |
Revisão das 20h42min de 17 de julho de 2016
Nota introdutória
Esta página foi feita no âmbito da remodelação do Museu Sporting de 2016, reinaugurado a 2 de julho, para o qual a Wiki Sporting contribuiu com conteúdos e textos. Esta é uma das contribuições, que deixamos aqui em arquivo. Como tal, esta página corresponde a um instante na história do Sporting Clube de Portugal, e não será atualizada.
OS PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL
O futebol foi introduzido em Portugal pelos irmãos Pinto Basto, quando em 1884 regressaram dos seus estudos em Inglaterra, trazendo uma bola e lançando a modalidade junto da aristocracia da época, mas que se saiba só em 1892 surgiram os primeiros clubes organizados em Lisboa, nomeadamente o Clube Lisbonense que disputou os primeiros jogos com os ingleses do Carcavelos, que eram praticamente invencíveis neste período inicial de expansão em que o futebol não estava organizado, nem existiam competições oficiais.
Na opinião de Júlio de Araújo expressa na sua obra "Meio Século de Futebol", o primeiro Campeonato de Lisboa terá sido disputado no início de 1906, considerando como tal um torneio em formato de eliminatórias, organizado pela revista Tiro e Sport. No entanto só no final desse ano é que alguns clubes de Lisboa, entre os quais o Sporting Clube de Portugal, decidiram organizar-se e fundaram a Liga de Football Association, que pôs em marcha o seu primeiro campeonato no início de 1907, mas nessa primeira edição ganha pelo Carcavelos, apenas entraram quatro clubes, verificando-se a ausência do Sporting, que em alternativa participou num torneio para segundos e terceiros grupos, onde disputou os seus primeiros jogos de futebol.
BELAS
Em Agosto de 1902, os irmãos Gavazzo resolveram fundar o Sport Clube de Belas cuja existência foi curta, realizando apenas dois jogos.
O primeiro que ganhou por 3-0 a uma equipa de Sintra, teve a honra da presença do Rei e consequentemente destaque na imprensa da época, relatando que ao evento assistiram mais de quatro mil pessoas, cheias de animação e de interesse e qualificando o Belas como um grupo de jovens de boas famílias.
Do segundo apenas se sabe que o desfecho foi uma derrota por 14-0 e, que Francisco Gavazzo, que nesse dia foi o guarda-redes, jurou que nunca mais jogaria à baliza.
Com o fim do Verão e o regresso a Lisboa de quase todos os participantes nesses jogos, o Belas morreu.
CAMPO GRANDE
Em 1904 a ideia do Belas foi reativada numa tertúlia na Pastelaria Bijou, e como quase todos os participantes residiam na zona do Campo Grande, decidiram refazer o clube, agora com o nome de Campo Grande Football Club.
Durante dois anos este Clube desenvolveu intensa atividade não apenas desportiva, com as modalidades de Futebol, Ténis e Corridas e Saltos, mas principalmente social, com bailes e festas.
CISÃO
No Campo Grande Football Club havia um grupo de sócios que defendia que deveriam dedicar-se exclusivamente ao desporto, ao contrário de outros que preferiam as atividades sociais e recreativas.
Esta polémica motivou uma Assembleia Geral do clube, que se realizou em 13 de Abril de 1906. Nessa histórica reunião José Gavazzo que também representava o seu irmão Francisco, ausente no estrangeiro, demitiu-se, seguido de um grupo que ficou conhecido como "os dissidentes", entre os quais José Alvalade, que logo prometeu: "Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube".
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
No dia 15 de Abril de 1906 os dissidentes juntaram-se com outros elementos, alguns dos quais também oriundos do Campo Grande Football Club, para fundar o novo clube, cuja primeira sede funcionou provisoriamente na Mansão dos Alvalade.
A 8 de Maio reuniu-se a primeira Assembleia Geral, onde o Visconde de Alvalade foi eleito Presidente de uma Direcção que tinha como Vice-Presidente o seu neto José, que seria o real impulsionador destes primeiros anos do Sporting, um clube que ele idealizava que fosse tão grande como os maiores da Europa.
É nessa Assembleia Geral que são estabelecidas as primeiras normas clubísticas, embora só no dia 1 de Julho tenha sido adotado o nome de Sporting Clube de Portugal, daí que essa seja oficialmente considerada a data da fundação.
OS FUNDADORES
A primeira lista de sócios do clube, que poderão ser considerados como os Fundadores, conta com 36 nomes, os dissidentes: José Alfredo Roquette, José Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Fernando Barbosa, José Stromp, Henrique Leite Júnior, João Scarlett, Eduardo Quintela de Mendonça, Afonso Botelho, Francisco Gavazzo, António Stromp, Francisco Stromp, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Carlos Seguro, Geraldes Barba, José Borges de Castro, José Roquette e Serrão de Moura. E ainda os que entretanto a eles se juntaram: António Queriol Roquette, Saul Lopes, Joaquim Avelino Martins, Carlos Barbosa, Henrique Barbosa, Luís Gershey, Carlos Carneiro, Frederico Garcia, Francisco Sotto Mayor, Joaquim Sotto Mayor, Nóbrega de Lima, Eduardo Pinto da Cunha, Ayres Pinto da Cunha, Nuno Rêgo Botelho, Vasco Morgado, António da Costa Júnior, José Martins Júnior. E finalmente o Visconde de Alvalade Alfredo Holtreman, que para além disso foi considerado "Sócio Protector" e eleito o primeiro Presidente.
JOSÉ ALVALADE
José Alvalade foi o principal impulsionador dos primeiros anos de vida do Sporting Clube de Portugal do qual foi sócio fundador, o primeiro sócio número 1 e o seu terceiro Presidente, para além de ter vestido a camisola do clube em três modalidades (futebol, críquete e ténis).
Fez parte do grupo dos dissidentes do Campo Grande Football Club quando a 13 de Abril de 1906 afirmou. “Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube”. Dito e feito, no dia 8 de Maio nascia o Sporting e pouco tempo depois José Alvalade profetizava: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”.
Abandonou o Clube em 1914 para se dedicar a outro grande projeto, a construção do Stadium de Lisboa, que também ficaria na história do Sporting.
Faleceu a 19 de Outubro de 1918.
FRANCISCO GAVAZZO
Francisco Gavazzo foi um dos grandes entusiastas da fundação do Belas e do Campo Grande Football Club, mas estava em França quando se deu a cisão neste último clube, que levou à fundação do Sporting Clube de Portugal. Apesar disso pode ser considerado como um dos sócios fundadores do novo clube, pois foi representado nesses acontecimentos pelo seu irmão José.
Entre 1907 e 1921 exerceu vários cargos nos órgãos sociais do Sporting, do qual foi o sócio nº 1, desde 4 de Julho de 1946 até ao seu falecimento em 10 de Fevereiro de 1958.
JOSÉ GAVAZZO
José Gavazzo foi um dos grandes entusiastas da fundação do Belas e do Campo Grande Football Club, e foi ele quem primeiro pediu a demissão em seu nome e em nome do seu irmão Francisco, na Assembleia Geral deste último Clube, realizada a 13 de Abril de 1906, sendo seguido por José Alvalade e por um grupo de sócios que ficou conhecido como "os dissidentes".
Assim José Gavazzo foi um dos fundadores do Sporting Clube de Portugal, tendo pertencido à primeira direção, desempenhando então as funções de 1º Secretário.