Skip to main content
Linha 4: Linha 4:
 
|width=25%|Época seguinte:<br>'''[[Atletismo 1926]]'''
 
|width=25%|Época seguinte:<br>'''[[Atletismo 1926]]'''
 
|}
 
|}
 +
 
==As primeiras Selecções Nacionais==
 
==As primeiras Selecções Nacionais==
[[Imagem:Atl25.JPG|500px|left|A equipa do Sporting nos Campeonatos Nacionais]]
+
__TOC__
 +
[[Imagem:Atl25.JPG|500px|A equipa do Sporting nos Campeonatos Nacionais]]
 +
 
 
Nesta época [[Salazar Carreira]] o Capitão Geral da secção de [[Atletismo]] do [[Sporting Clube de Portugal]], manifestou alguma preocupação com o envelhecimento da sua equipa, pelo que se resolveu apostar na realização de uma competição para atletas com menos de 20 anos, que foi adoptada pela Federação e transformada nos primeiros Campeonatos Regionais de Juniores.
 
Nesta época [[Salazar Carreira]] o Capitão Geral da secção de [[Atletismo]] do [[Sporting Clube de Portugal]], manifestou alguma preocupação com o envelhecimento da sua equipa, pelo que se resolveu apostar na realização de uma competição para atletas com menos de 20 anos, que foi adoptada pela Federação e transformada nos primeiros Campeonatos Regionais de Juniores.
  

Revisão das 09h28min de 28 de outubro de 2015

Época anterior:
Atletismo 1924
Época seguinte:
Atletismo 1926

As primeiras Selecções Nacionais

A equipa do Sporting nos Campeonatos Nacionais

Nesta época Salazar Carreira o Capitão Geral da secção de Atletismo do Sporting Clube de Portugal, manifestou alguma preocupação com o envelhecimento da sua equipa, pelo que se resolveu apostar na realização de uma competição para atletas com menos de 20 anos, que foi adoptada pela Federação e transformada nos primeiros Campeonatos Regionais de Juniores.

O Sporting foi o vencedor dessa competição, com os seu atletas a ganharem 7 das 10 provas em disputa, com uma equipa onde já se destacava José Palhares Costa, superando o Belenenses e os Vendedores de Jornais, enquanto o CIF e o Benfica primaram pela ausência.

Em Abril disputou-se o Cross "Os Sports", onde o Sporting ficou no 2º lugar atrás dos Vendedores de Jornais, que na altura dominavam este sector. Cecilio Costa em 4º lugar e Abílio do Nascimento na 5ª posição, foram os melhores atletas leoninos.

Os Campeonatos Nacionais de Atletismo realizaram-se no dia 9 de Julho, inseridos pela Federação Portuguesa de Sports Atléticos nos Jogos Nacionais de Preparação Olímpica, o que motivou um protesto da parte do Sporting Clube de Portugal, em virtude desta competição se realizar durante a semana e em horário de trabalho normal, o que limitava a presença de alguns dos seus atletas.

Apesar dessa situação e da veterania da equipa capitaneada pelo Presidente/Atleta Salazar Carreira, o Sporting foi declarado como o vencedor da competição, embora oficialmente não houvesse uma classificação colectiva .

Os atletas leoninos bateram 4 Recordes do Clube e conquistaram 5 dos 19 títulos em disputa, mais um do que os das equipas do CIF e dos Vendedores de Jornais e mais dois do que os do Vilanovense, numa competição onde estiveram em evidência vários atletas da província.

As grandes figuras do Sporting foram Ápio Almeida que se sagrou tetra-Campeão no Salto em Comprimento e contribuiu para a vitória da equipa na estafeta dos 4x100m, e Abílio do Nascimento que ganhou as corridas dos 400 e 800m.

Em Agosto, no Porto disputou-se a 3ª edição do Concurso Nun' Alvares, onde estava em causa a conquista a título definitivo da Taça Porto, se o Sporting voltasse a ganhar a competição, o que efectivamente aconteceu, apesar de um ror de irregularidades cometidas na tentativa de evitar o triunfo leonino, que se concretizou de forma categórica, derrotando um CIF reforçado e as equipas do Porto, que nem todas juntas teriam conseguido evitar a vitória do Sporting, que ficou assinalada com a obtenção de mais 4 Recordes do Clube, dois dos quais eram também Recordes Nacionais.

Este ano ficou marcado por alguns confrontos internacionais, para os quais foram seleccionados vários atletas do Sporting, tendo a época terminado com a realização em Madrid, do 1º Espanha-Portugal, onde o Sporting foi o Clube que maior numero de atletas deu à Selecção Nacional (6).

Moura Brás no Salto com Vara e Fernando Eloy nos 110m barreiras, ganharam as suas provas, Pascoal de Almeida foi 2º no Salto em Altura, Afonso Salcedo, foi 2º nos 100m, 4º nos 200m e, integrou a equipa fez a marca de 46,6s na estafeta de 4x100m, estabelecendo um novo Recorde Nacional, Ápio Almeida foi 3º nos saltos em Altura e Comprimento, enquanto Abílio do Nascimento foi 3º nos 400 e 800m e 5º nos 1500m.

No final do ano os atletas do Sporting eram detentores de 5 Recordes Nacionais, isto sem contar com Pascoal de Almeida, que detinha o máximo nacional do Salto em Altura, com uma marca obtida quando ainda representava o Cruz Quebradense.

To-mane 21h11min de 27 de Janeiro de 2012 (WET)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Campeonato de Portugal Seniores Masculinos Pista CNO
Campeonato Regional Juniores Masculinos Pista
Concurso Nun' Alvares Seniores Masculinos Pista CP

Legenda
CO=Competição Oficial, CNO=Competição não Oficial, CP=Competição Particular

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Abílio do Nascimento 400m 55,8s
Abílio do Nascimento 800m 2,12,6m
Ápio Almeida Salto em Comprimento 5,97m
Jacinto Montalvão Salto em Altura 1,60m
Afonso Salcedo 4x100m 47,4s RCP
Ápio Almeida 4x100m
João Francisco Maia 4x100m
Salazar Carreira 4x100m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Abílio do Nascimento 800m 2,08,2m Concurso Nun' Alvares 16-08-1925
João Chaves 1500m 4,23,2m Concurso Nun' Alvares 16-08-1925
Afonso Salcedo 4x100m 46,6s Espanha-Portugal 24-10-1925